Com o fim do prazo para realização das convenções nessa segunda-feira (5), os partidos divulgaram oficialmente seus respectivos candidatos a prefeitos e vereadores de Cuiabá. Confira abaixo:
São quatro candidatos entre políticos já conhecidos e empresário. São eles:
- Lúdio Cabral (PT); como vice, o grupo escolheu a jornalista Rafaela Fávaro (PSD)
- Eduardo Botelho (União Brasil); como vice, o grupo anunciou o médico Marcelo Sandrin (Republicanos), que é diretor-geral do Hospital Filantrópico Santa Helena, em Cuiabá
- Domingos Kennedy (MDB); como vice, os partidos anunciaram Miriam Calazans (PDT), atual presidente do Partido Democrático Trabalhista
- Abílio Brunini (PL); como vice, os partidos anunciaram a Coronel Vânia (NOVO).
- Ricardo Tomaz Neto (PCO); como vice, o partido anunciou César Luiz de Araújo, também do mesmo partido.
Lúdio Cabral (PT) foi oficializado no último sábado (3) durante a coligação denominada Coragem e Força para Mudar (PT, do PV, do PC do B e dos partidos aliados: PSD, PSOL e Rede Sustentabilidade). Como vice, o grupo escolheu a jornalista Rafaela Fávaro (PSD), que também é filha do Senador Carlos Fávaro.
Eduardo Botelho (União Brasil) foi oficializado em convenção realizada nessa segunda (5), onde o partido declarou alianças junto com REPUBLICANOS, PP, PSB, PSDB-CIDADANIA, PMB, SOLIDARIEDADE, PODEMOS e PROGRESSISTAS.
O partido DC (Democracia Cristã) também realizou convenção e declarou apoio à candidatura de Abílio Brunini (PL), o candidato a prefeito e a vice foram oficializados durante convenção nessa segunda com os partidos PL, PRTB E NOVO.
Os candidatos se encontrarão nos debates da TV Centro América, que já têm data marcada. O primeiro no dia 3 de outubro, para o primeiro turno, e o segundo, no dia 25 de outubro, caso houver segundo turno.
Currículos
Abílio Brunini
Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Cuiabá, ele foi eleito vereador de Cuiabá em 2016. Em 2022, foi eleito como deputado federal com 87.072, segundo mais votado à Câmara dos Deputados.
Concorreu à Prefeitura de Cuiabá em 2020 e venceu o primeiro turno, mas não se elegeu após disputa no segundo turno.
Eduardo Botelho
Deputado estadual no terceiro mandato, Eduardo Botelho é presidente da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), tem 65 anos, e é formado em engenharia elétrica e matemática pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Nasceu em Nossa Senhora do Livramento e passou a infância no sítio trabalhando na roça para ajudar no sustento da casa. Depois veio morar em Cuiabá com a família. Na época, vendeu jornais pela manhã e balas na porta dos cinemas à noite, época áurea do Cine Teatro e do Cine Bandeirantes.
Lúdio Cabral
Lúdio Cabral é médico e foi eleito ao primeiro mandato na política como vereador de Cuiabá em 2004. Nas eleições seguintes, em 2008, ele se reelegeu.
O petista já tentou se eleger prefeito da capital em 2012 e chegou ao segundo turno, com um total de 140.798 votos, mas foi derrotado pelo atual governador Mauro Mendes (União Brasil).
Domingos Kennedy
Filho de agricultores, Domingos Kennedy Garcia Sales nasceu em Paranavaí, Paraná. Ele começou a trabalhar muito cedo como forma de ajudar nas despesas da casa.
Em 1982 se mudou para Cuiabá em busca de novas oportunidades. Após ter sido bancário, começou a trabalhar em uma empresa familiar e tornou-se sócio de outras empresas.
Atualmente, Kennedy atua como empresário no setor da indústria. Casado, ele tem quatro filhos.
Quer saber mais sobre o perfil de cada candidato, suas propostas e posicionamentos?. Reveja as entrevistas feitas pelo Primeira Página, em parceria com a Centro América FM.
-
Abílio Brunini é oficializado como candidato à Prefeitura de Cuiabá
-
União oficializa Eduardo Botelho como candidato à Prefeitura de Cuiabá