O Primeira Página vai escutar as propostas e promover o debate entre candidatos à prefeitura de Campo Grande, no dia 21 de agosto. Ao vivo, pelo YouTube do portal, o encontro está marcado para as 19h.
Na tarde desta terça-feira (6), representantes de oito partidos participaram de uma reunião no auditório da TV Morena, na capital, onde foram repassados detalhes das regras e do formato do debate.
-
Qual candidato à prefeitura tem a preferência entre católicos e evangélicos?
Conforme especificado em contrato assinado pelos presentes, o debate terá cinco blocos – contando com as considerações finais, no último deles -, totalizando duas horas de duração:
- – Bloco 1 – tema livre;
- – Bloco 2 – tema determinado;
- – Bloco 3 – perguntas jornalistas;
- – Bloco 4 – pergunta público;
- – Bloco 5 – considerações finais.
Nos dois primeiros blocos, cada candidato poderá responder até duas perguntas. Inclusive, no segundo – de tema determinado – o assunto será com base em 20 tópicos enviados pela produção com antecedência.
O terceiro bloco contará com perguntas de jornalistas do Grupo RMC (Primeira Página, g1 MS, Morena FM e TV Morena).
A ordem do jornalista que irá perguntar será sorteada no intervalo do segundo para terceiro bloco. Já o nome do candidato que responderá será sorteado ao vivo.
Se o candidato não responder ou fugir da pergunta, o jornalista poderá reforçar o questionamento.
Todos os candidatos participarão?
Se todos os nomes divulgados pelos partidos durante as convenções, que terminaram na última segunda-feira (5), tiverem registrado suas candidaturas na Justiça Eleitoral, sim. O prazo para registro termina no dia 15 de agosto.
Caso uma candidatura seja indeferida, mas o candidato tenha entrado com recurso e esteja sub judice, também poderá participar.
Mediadora do debate
Bruna Mendes, apresentadora do MS1, da TV Morena, e do jornal Primeira Página, da Morena FM, estará no comando do debate.
“Como mediadora, estou animada para esse encontro de ideias e com a missão de fazer com que o circuito de debate seja concluído com sucesso, com respeito entre os candidatos e com efeito para a sociedade”.
Bruna Mendes, apresentadora
A jornalista ressalta a importância de os eleitores de Campo Grande acompanharem o debate.
“Um debate entre candidatos é sempre a grande chance que temos de avaliar o cenário político da capital. Conhecer quem são essas pessoas que querem ocupar o cargo na prefeitura, o que pensam pra cidade, como se comportam e como se saem, algumas vezes, de situações não tão confortáveis, já que este será mais um debate de ideias, propostas, ganham todos: eles, por terem a chance de debaterem propostas, e nós, cidadãos, com a oportunidade de escolher aquele que melhor nos representa”.