A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, garantiu nesta quinta-feira (15) que as negociações com os servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estão concentradas em manter a normalidade na realização do Enem dos Concursos, marcado para domingo, dia 18 de agosto.
As dúvidas sobre o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) começaram depois que os servidores do instituto rejeitaram a proposta de reajuste salarial do Governo Federal e sinalizaram possível greve, às vésperas da prova.
Durante entrevista ao programa Bom dia, Ministra – transmitida pelo Canal Gov – Esther Dweck reforçou que as negociações estão transcorrendo normalmente e mais do que o reajuste, as conversas giram em torno da garantia da atuação das equipes no dia do concurso.
Segundo a ministra, apesar do direito à greve, todo servidor público tem obrigações; no caso do Instituto, o concurso é um serviço essencial para o país, justamente por envolver mais de 2 milhões de pessoas, por isso, as negociações tentam garantir que a prova transcorra sem problemas.
Durante a entrevista, a ministra também revelou que o governo já aceitou as alterações propostas pelos servidores e que nesta quinta-feira (15), eles devem se reunir em assembleia e dar uma resposta.
Na última reunião, realizada na terça-feira (13), os servidores do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) negaram a proposta de reajuste de 9% em 2025 e de 5% em 2026.
Possibilidade de um novo Enem dos Concursos
Na entrevista ao Bom Dia, Ministra, Esther Dweck também revelou a intenção de promover uma segunda edição do Enem dos Concursos em 2025.
Segundo a ministra, a possibilidade ainda é avaliada, mas a expectativa é de que seja autorizada 7 mil vagas para o próximo ano, número que já está previsto no orçamento de 2025 e pode ser destinado a chamar candidatos do cadastro de reversa ou novos concursos para áreas que ainda não foram contempladas.
Um novo Enem dos Concursos deve ser confirmado até março do ano que vem, com previsão de prova também para agosto.
Confira a entrevista na íntegra
CPNU (Concurso Público Nacional Unificado)
O Enem dos Concursos oferece 6.600 vagas para 21 órgãos da administração pública federal que integram o certame, e mais de 13 mil candidatos classificados ficarão na lista de espera, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.
A nova programação da avaliação prevê a liberação dos cadernos de prova a partir das 21h (horário de Brasília) do mesmo dia de aplicação das provas (18 de agosto). O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 8 de outubro.
A divulgação dos resultados finais será no dia 21 de novembro.
Para conferir os editais completos, incluindo as novas edições, acesse o site.