A Polícia Federal (PF) aguarda decisão judicial para ter acesso às apurações relacionadas ao acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP) e coordenadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Apesar do Cenipa e a PF iniciarem juntos as investigações no local da queda da aeronave da Voepass, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana, manteve restrições ao Ministério Público e às polícias sobre as informações coletadas pelos profissionais do Cenipa.
A determinação ratificou que esses dados só podem ser utilizados como provas em processos desde que autorizado pela Justiça.
Por isso, a superintendência da PF em Campinas (SP), responsável pela investigação, entrou com um pedido na Justiça Federal para ter acesso aos dados.
Até o início da tarde desta sexta-feira (16), o requerimento estava com vistas para aguardar parecer do Ministério Público. De acordo com fontes ligadas à apuração, se obtiver a autorização, a PF local já se prepara para “ajustar as forças de trabalho” para acelerar os procedimentos de investigação.
Compartilhe: