11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • PM prende homem por matar colega de trabalho com facada no peito

PM prende homem por matar colega de trabalho com facada no peito

O programa Vigia Mais Motorista, criado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), vai trazer mais sensação de segurança para os profissionais durante as corridas. É o que afirma a motorista por aplicativo Karine da Silva Rodrigues, de 38 anos.

“É um canal direto de comunicação com a polícia. Entendemos que, através desse botão, vamos estar sendo monitorados no momento em que for acionado. É um grande avanço do Governo e de todos os envolvidos o aprimoramento dessa plataforma. Acredito que vai trazer mais respaldo para nós e inibir quem for querer fazer qualquer coisa”, disse.

O Vigia Mais Motorista busca aumentar a segurança dos condutores de motocicletas, carros e caminhões que atuam profissionalmente. A iniciativa conecta esses motoristas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) por meio de um botão do pânico, sem custo para o usuário.

Motorista por aplicativo há cerca de cinco anos, Karine contou que a sensação de insegurança é presente no dia a dia do trabalho. As corridas são a sua única fonte de renda atualmente.

“São pessoas totalmente diferentes que entram a todo momento no nosso veículo, mas não deixo essa sensação me dominar. Acaba que nos acostumamos dentro do trabalho. Se sentimos que estamos indo pegar um passageiro em um local que não é legal, não vamos. Em determinados horários, por exemplo, eu não vou para certos bairros”, pontuou.

A motorista disse que os únicos recursos de segurança, antes do botão, eram aqueles disponibilizados pela própria plataforma, ou criados em conjunto com os demais colegas condutores, como compartilhar a localização em tempo real e manter contato por um aplicativo que simula rádio comunicadores.

“Antes do botão, se pegássemos uma corrida considerada suspeita, pedíamos para os demais do grupo ficar antenados e acompanhar a localização em tempo real. Fomos procurando esses recursos até chegar o botão”, disse.

Motorista Karine acredita que botão vai inibir pessoas com más intenções nas corridas
Karine acredita que botão irá afastar passageiros com intenções de cometer crimes

O botão está disponível em forma aplicativo, para sistemas iOS e Android, e permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador.

Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.

Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Além disso, a Sesp irá implementar o comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.

Cadastro online

Para aderir ao programa, o motorista precisa se cadastrar online. Os interessados precisam preencher um formulário com dados pessoais e do veículo, e assinar um termo de responsabilidade. Acesse AQUI.

Somente após o cadastro online, os condutores poderão realizar o treinamento e, assim, se tornar aptos a utilizar a ferramenta.

Dúvidas sobre o programa Vigia Mais Motorista podem ser esclarecidas pelo número (65) 98145-0434, das 8h às 12 e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…