A Justiça Eleitoral definiu, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (22), a ordem de veiculação e as quantidades de tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão de Cuiabá. O sorteio ocorreu no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e foi coordenado pela 1ª Zona Eleitoral, responsável pelos processos relacionados à propaganda eleitoral na capital.
O horário eleitoral gratuito será exibido entre 30 de agosto e 3 de outubro, na rádio e na TV, para o 1º turno das eleições, marcado para 06 de outubro.
Pelo sorteio, a ordem da propaganda no horário eleitoral gratuito para o primeiro dia ficou assim:
1-) Domingos Kennedy (MDB e PDT)
2-) Abilio Brunini (PL)
3-) Eduardo Botelho (PODE, PP, PSB/PSDB/Cidadania, Republicanos, Solidariedade e União)
4-) Lúdio Cabral (PSD/PSOL/REDE/PT/PC do B/PV).
Já a distribuição da quantidade total do tempo no horário eleitoral gratuito foi definida da seguinte forma:
1-) Eduardo Botelho – 3 minutos e 50 segundos;
2-) Lúdio Cabral – 2 minutos e 45 segundos;
3-) Abilio Brunini – 2 minutos e 3 segundos;
4-) Domingos Kennedy – 1 minuto e 19 segundos.
Uso consciente
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou a importância da participação dos representantes das emissoras e de partidos políticos, e da conscientização com relação ao bom uso da propaganda eleitoral.
“A população quer ouvir propostas focadas em melhorar o serviço público, então, esperamos que a propaganda aborde isso e que os desentendimentos pessoais fiquem de fora. Queremos um município sadio, com serviço público estruturado, e este tempo que os candidatos e candidatas têm na TV e no rádio é uma oportunidade para mostrar como podem contribuir nesse sentido”, disse a magistrada.