11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Reunião do G20 em Mato Grosso registra maior adesão de ministros da história

Reunião do G20 em Mato Grosso registra maior adesão de ministros da história

Criado em 2011, o Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 tem como principal objetivo promover a cooperação internacional para tratar de questões essenciais para a agricultura mundial como a segurança alimentar, a agricultura sustentável, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas.

Sob a presidência pro tempore do Brasil, as reuniões do GT Agricultura acontecem de 10 a 14 de setembro no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O estado é o maior produtor de grãos e também tem o maior rebanho bovino do país abrigados em três biomas diferentes: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Coordenador do GT Agricultura, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, informou que as reuniões deste ano registram a maior adesão da história do grupo. São 23 delegações com ministros e autoridades de nível ministerial das principais economias do mundo.

A declaração foi dada no Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP), evento paralelo ao G20, realizado nesta segunda-feira (9) em Cuiabá. Conforme o secretário, esta também é a maior participação de ministros nas reuniões dos Grupos de Trabalho do G20 neste ano.

Ao todo, o G20 Brasil conta com mais de 100 reuniões realizadas em todas as regiões do Brasil para discutir os diferentes temas.

ESTADO – O governador Mauro Mendes voltou a defender medidas mais duras para aqueles que insistem em praticar crimes ambientais no país. Entre as propostas de Mauro Mendes, está a punição de perda de terras para aqueles que fizerem desmatamento ilegal.

“Nós temos também no país alguns desafios que precisam ser tratados de forma diferente. Devemos ter a coragem de agir dentro da legalidade e punir quem desmata ilegalmente, retirando suas terras”, afirmou o governador para autoridades ligadas ao agro e representantes de entidades internacionais presentes.

O governador também destacou a importância de se implementar um seguro agrícola como forma de enfrentar as mudanças climáticas.

“O seguro agrícola precisa ser mais robusto, precisamos olhar para ele porque diante das mudanças climáticas, é algo que pode em algum momento salvar esse importante setor”, afirmou.

Mauro alertou para os desafios do agronegócio brasileiro, como as mudanças climáticas e a necessidade de investimentos.

“O agronegócio brasileiro, apesar de sua importância estratégica, enfrenta desafios significativos, como as mudanças climáticas que impactam a produção e a necessidade de investimentos em irrigação para garantir a produtividade. É fundamental que o país tenha uma política consistente para o setor, com investimentos estratégicos em tecnologias que garantam o aumento da produtividade e a sustentabilidade da produção de alimentos”, disse.

Mauro Mendes finalizou seu discurso defendendo o protagonismo do Brasil no agronegócio mundial.

“É fundamental que, na COP30, realizada no próximo ano aqui no Brasil, a comunidade internacional assuma seus compromissos com a redução das emissões de carbono, algo que não tem ocorrido desde a primeira conferência. O Brasil não deve ser alvo de cobranças por suas ações, enquanto outros países não demonstram o mesmo compromisso com a sustentabilidade global. É preciso que todos os países atuem nesse processo de forma justa e equilibrada, para podermos construir um futuro sustentável para o planeta”, concluiu.

VEJA AQUI MAIS NOTÍCIA DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

“Copa 22“, minuta de golpe e codinomes: veja o que embasou indiciamentos da PF

A Polícia Federal indiciou, na última quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

Artistas de Rondonópolis já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II.…