11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Justiça eleitoral libera candidatura de vereadora cassada para disputar prefeitura

Justiça eleitoral libera candidatura de vereadora cassada para disputar prefeitura

Juiz Eleitoral ressaltou não haver falta de condições de elegibilidade para Fabiana Nascimento

Conteúdo/ODOC – O juiz Renato José de Almeida Costa Filho, da 34ª Zona Eleitoral de Chapada dos Guimarães, decidiu nesta segunda-feira (16) pela liberação da candidatura de Fabiana Nascimento (PSDB) à prefeitura do município. A decisão julgou improcedente a ação que buscava barrar a candidatura da vereadora, que teve seu mandato cassado anteriormente pelo Parlamento Municipal.

O pedido de impugnação foi feito pelo candidato a vereador Gilberto Mello (PL), que alegou que Fabiana havia tido seu mandato cassado por supostamente atuar contra o município, violando a Lei Orgânica de Chapada dos Guimarães. Fabiana, que é advogada, se defendeu apontando que uma decisão judicial havia suspendido a cassação e seus efeitos.

Ao analisar o caso, o juiz Renato José de Almeida destacou que o Tribunal de Justiça havia sustado os efeitos da cassação, tornando desnecessários esclarecimentos adicionais. O magistrado enfatizou que não havia impedimento de inelegibilidade ou falta de condições de elegibilidade. Ele também afirmou que todos os documentos exigidos pela legislação foram apresentados, e o Cartório Eleitoral confirmou que as condições legais para o registro da candidatura foram verificadas.

Durante o processo de cassação, houve embates entre Fabiana Nascimento e o magistrado. A vereadora chegou a acusar o juiz de descumprir uma decisão judicial e contestou um despacho autorizando uma nova sessão para votar seu afastamento. No entanto, a desembargadora Graciema Ribeiro de Caravell decidiu que não houve descumprimento por parte do juiz.

Apesar dos conflitos, ao analisar o pedido de candidatura, o juiz Renato José de Almeida julgou que os documentos e informações anexados ao processo estavam de acordo com as exigências legais.

“Jugo procedente a ação de impugnação de registro de candidatura – AIRC e, por consequência, defiro o pedido de registro de candidatura de Fabiana Nascimento de Souza para concorrer às eleições municipais 2024 para o cargo de prefeito, sob o número 45, no município de Chapada dos Guimarães, com a seguinte opção de nome: Fabiana Advogada”, concluiu o magistrado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Chapa de oposição a Abilio também cogita ter 12 votos na disputa pela presidência da Câmara

Conteúdo/ODOC – O vereador Jeferson Siqueira (PSD) contabiliza 12 votos na candidatura de sua chapa…

Câmara premiará Fernanda Torres e Eurice Paiva com Medalha Mérito Legislativo

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) indicou a atriz Fernanda Torres e a advogada…

Prefeitura prorroga o Refis até dia 13 de dezembro

A Prefeitura de Rondonópolis realizou neste feriado do “Dia da Consciência Negra”, na sede do…