11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Queimadas: Planalto avalia pronunciamento à nação antes de Lula embarcar para os EUA

Queimadas: Planalto avalia pronunciamento à nação antes de Lula embarcar para os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia fazer um pronunciamento à nação, em cadeia nacional de rádio e televisão, para alertar sobre a realidade climática do país. Fontes ouvidas pela CNN pontuam que o Governo Federal deve chamar atenção sobre as queimadas e também sobre a responsabilidade da população após o aumento do número de focos de incêndio decorrentes de ação humana e as suspeitas de ações criminosas.

A ideia é que a mensagem vá ao ar e seja transmitida antes do presidente embarcar para os Estados Unidos, onde participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e fará o tradicional discurso de abertura, que habitualmente entra em temas ambientais.

Outra possibilidade na mesa é colocar a própria ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para fazer o pronunciamento. Marina é a principal voz do governo nos alertas climáticos e tem apresentado cenários sobre a gravidade do momento vivido pelo país ao presidente da República sobre as queimadas. Desde junho, ela também é uma das principais autoridades que participam de reuniões da sala de situação montada no Palácio do Planalto para acompanhar os incêndios no Pantanal e na Amazônia.

Outra opção analisada seria focar nos aspectos nocivos à saúde. A escolhida para fazer o pronunciamento, então, seria a ministra Nísia Trindade. No último dia 3, o Ministério da Saúde repassou orientações à população para evitar exposição à fumaça. Nesta terça (17), a Pasta planeja divulgar mais ações. Entre as recomendações repassadas estão, por exemplo, a utilização de máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100; evitar atividades ao ar livre; e permanecer em ambientes fechados.

 

A lista de ministros que irão acompanhar o presidente Lula na viagem à sede da ONU ainda está sendo fechada pelo Planalto, mas há expectativa para que tanto Marina quanto Nísia possam participar da comitiva. Nos Estados Unidos, Lula e outros líderes também devem participar de uma agenda sobre ambição climática, ou seja, para discutir compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ações para limitar o aumento da temperatura global.

Pacto Nacional

Além da mensagem à nação, o presidente convidou os chefes dos Três Poderes para uma reunião na tarde desta terça-feira (17), após ocorrências de incêndios tomarem o país. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), devem formalizar com Lula um Pacto Nacional entre os poderes, para conter os casos de incêndio.

Há ainda expectativa para que o presidente Lula também se reúna com os governadores e prefeitos das regiões mais atingidas pelas chamas. A ideia, segundo fontes ouvidas pela CNN, que estão a par das articulações, é passar a mensagem de que o Governo Federal está mobilizando esforços conjuntos com os governos estaduais. Não há data ainda para que a agenda ocorra.

 

MetSul: Incêndios geram níveis altíssimos de gás perigoso na atmosfera

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

“Copa 22“, minuta de golpe e codinomes: veja o que embasou indiciamentos da PF

A Polícia Federal indiciou, na última quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

Artistas de Rondonópolis já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II.…