11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • PF quer aumentar o limite de armas restritas a policiais

PF quer aumentar o limite de armas restritas a policiais

A Polícia Federal (PF) enviou um parecer ao Ministério da Justiça para aumentar o número de armas de uso restrito a policiais do Brasil.

  • Atualmente, o limite é de duas armas de defesa pessoal – aquelas não usadas no trabalho.
  • Com a nova proposta, enviada na semana passada, os policiais passariam a ter autorização para quatro armas, sendo duas de uso restrito.

As armas de uso restrito são aquelas que podem ser utilizadas por algumas instituições de segurança, pelas Forças Armadas, e por pessoas e entidades autorizadas e habilitadas pelo Exército. Alguns exemplos são fuzis e pistolas de alto calibre.

A medida deve contemplar agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Penal — federal e estaduais — e das polícias civis dos estados e do Distrito Federal.

Estados

A portaria é parecida com a que já está em vigor às polícias militares dos estados, aos corpos de bombeiros e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Das duas armas de uso restrito, o policial poderá ter uma longa, por exemplo: 12, fuzil, semiautomático ou carabina. Se o policial já tiver uma arma longa, não poderá ter outra.

Os calibres das armas variam de acordo com o policial e a arma que se usa, seguindo a tabela de autorizações, independente do armamento usado no serviço.

Análise do ministério

Dentro do ministério, a portaria da PF passa por uma avaliação na Assessoria Jurídica da pasta.

Depois, é enviada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), comandada por Mário Sarrubbo. Se o projeto for aceito, retorna à Polícia Federal para publicação e, assim, entrar em vigor.

Desde o último decreto das armas, que reduziu o limite de armas pessoais para policiais, as classes de segurança pública passaram a pressionar o governo para voltar ao projeto anterior.

Agentes de segurança ouvidos pela reportagem avaliam como positiva a mudança – se for colocada em prática, mas não há um consenso sobre o tema.

Lula sanciona lei que permite visita de crianças aos pais em hospitais

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

“Copa 22“, minuta de golpe e codinomes: veja o que embasou indiciamentos da PF

A Polícia Federal indiciou, na última quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

Artistas de Rondonópolis já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II.…