A Polícia Federal (PF) foi às ruas nesta quinta-feira (19) para prender o vereador José Joacir Cristovão da Silva (PSD), conhecido como “Oim”. Ele é político no município de João Alfredo, em Pernambuco, e apontado pela PF como líder do tráfico de drogas na cidade.
O vereador não foi encontrado pelas autoridades e é considerado foragido. A PF também realizou buscas na Câmara de Vereadores da cidade.
A operação, coordenada pela PF de Mato Grosso do Sul, foi deflagrada para cumprir, ao todo, 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em Pernambuco, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A operação “Olho de Vidro”, que visa combater o tráfico transnacional de drogas, também cumpriu a interdição de duas empresas e a apreensão de veículos, imóveis e valores em contas bancárias de 17 investigados.
As investigações tiveram início em maio de 2022, em apuração dos responsáveis por encaminhar uma carga de cerca de 400 kg de maconha e cocaína, que estava sendo transportada em um caminhão apreendido em Ponta Porã (MS).
A partir desta ocorrência, a PF diz que identificou a atuação de uma organização criminosa.
Além dos mandados de prisão, os policiais cumpriram sete prisões em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas, com consequente apreensão de: quatro pistolas, uma escopeta, cocaína e maconha.
A CNN tenta contato com a defesa do vereador e com a Câmara de Vereadores.
O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?