11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Vereadores de Cuiabá e VG foram presos na véspera do período permitido para candidatos em eleição

Vereadores de Cuiabá e VG foram presos na véspera do período permitido para candidatos em eleição

Vereador Paulo Henrique, alvo de operação nesta sexta-feira, em Cuiabá

Conteúdo/ODOC – A sexta-feira (20) movimentou o meio político nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, com a prisão de dois vereadores candidatos à reeleição nas respectivas cidades. As detenções aconteceram um dia antes do período proibitivo em período eleitoral.

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Conforme noticiado pelo Portal O Documento, em Cuiabá, a prisão foi o vereador Paulo Henrique (MDB), alvo Operação Pubblicare, deflagrada pela Ficco-MT (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) e apura o envolvimento de agentes públicos em um esquema de lavagem de dinheiro de uma facção criminosa.

Vereador de Várzea Grande, Pablo Pereira (União Brasil), foi preso nesta sexta-feira, por policiais da Deccor, no âmbito da operação Gota dÁgua )

A segunda ação foi a Operação Gota d’Água para desarticular uma organização criminosa instalada na Diretoria Comercial do Departamento de Água e Esgoto do município de Várzea Grande (DAE-VG). O principal alvo é o vereador e candidato à reeleição Pablo Pereira (UB).

Foram cumpridos na operação 123 mandados judiciais, expedidos pelo Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), entre prisões preventivas, busca e apreensão, suspensão de função pública, sequestro de bens e bloqueio de valores e medidas cautelares diversas.

Núcleos afetados

Em Cuiabá, Paulo Henrique é do partido do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), que nesta campanha investiu esforço no candidato e empresário Domingos Kennedy (MDB).

Em Várzea Grande, Pablo é do partido do senador Jayme Campos, um dos líderes do clã político da cidade. Ele é apoiado e apoiador da reeleição do prefeito Kalil Baracat (MDB).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

“Copa 22“, minuta de golpe e codinomes: veja o que embasou indiciamentos da PF

A Polícia Federal indiciou, na última quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

Artistas de Rondonópolis já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II.…