O cientista político Antonio Lavareda afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não são fatores essenciais nas intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, conforme indicam os números da mais recente pesquisa Datafolha.
Lavareda manteve sua previsão de que Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) irão para o segundo turno, destacando que os resultados da pesquisa ratificam suas análises anteriores.
Força da incumbência e predomínio da direita
O cientista político ressaltou a força da incumbência como fator importante na liderança do prefeito Ricardo Nunes.
Além disso, Lavareda apontou o predomínio da direita na disputa: “Ricardo Nunes, mais Marçal, mais Marina Helena, totalizam 49 pontos, e se você somar Boulos, Tábata e Datena e chamar tudo isso de esquerda, a gente chega a 40 pontos”.
Outro ponto destacado por Lavareda foi a ausência de um confronto direto entre PT e PL na disputa paulistana.
Segundo ele, a influência de Bolsonaro e Lula está presente de forma bastante indireta, não sendo determinante nas intenções de voto neste momento.
Importância da televisão
Por fim, Lavareda enfatizou o papel crucial da televisão na campanha eleitoral. “A importância da TV é que explica a presença do Ricardo Nunes nessa liderança”, concluiu o analista, ressaltando como a exposição midiática tem impactado o desempenho do atual prefeito nas pesquisas de intenção de voto.