A Polícia Federal (PF) vetou pelo menos dois nomes da lista de brasileiros que demonstraram interesse em sair do Líbano. A decisão foi tomada por “questões de segurança”, de acordo com fontes do governo brasileiro.
Cerca de 3.000 brasileiros que moram no país manifestaram interesse junto à Embaixada de Beirute para serem repatriados. O primeiro voo da operação deve chegar neste sábado (5).
Como adiantou a CNN, a PF vasculha a lista de brasileiros para certificar de que não há infiltrados do Hezbollah. O braço paramilitar do grupo está em conflito com Israel.
No ano passado, dois brasileiros foram presos pela PF por suspeita de ligação com o Hezbollah.
Os agentes cruzam informações dos formulários preenchidos pelos próprios brasileiros com dados internacionais, como a lista da Interpol.
A PF também auxilia para liberar documentações de pessoas que eventualmente estão com pendências, como passaporte vencido. A intenção é que esse tipo de situação não seja impeditivo para embarque ao Brasil.
Repatriação
O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (2).
A aeronave KC-30 está em Lisboa e aguarda autorização para ir a Beirute.
O voo com os brasileiros deve sair na sexta-feira (4) e chegar ao Brasil, no sábado (5).