11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • André Mendonça determina encerramento de duas investigações contra Cláudio Castro

André Mendonça determina encerramento de duas investigações contra Cláudio Castro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (10) o trancamento de duas investigações contra Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro. A decisão atende a um pedido da defesa de Castro.

Os dois inquéritos encerrados tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e investigam um suposto esquema de corrupção envolvendo desvios em contratos de assistência social, no Rio de Janeiro.

Em 2020, a Procuradoria-Geral da República (PGR) começou a analisar o caso. No ano passado, o STJ acolheu pedido da PGR e autorizou que a Polícia Federal abrisse um inquérito contra o chefe do executivo estadual.

No entanto, em julho deste ano, os advogados do governador recorreram ao STF, alegando que o delegado responsável pela investigação na PF violou uma norma da Polícia Federal, já que Castro não foi interrogado pela corporação e não teve o direito de apresentar sua versão nos autos.

Na decisão desta quinta-feira, André Mendonça afirmou que houve violação às regras de competência nas investigações. “Diante das nulidades verificadas e da umbilical correlação entre as duas investigações em curso, as quais tramitam conjuntamente e sob a condução direta da mesma autoridade policial […] determina-se o trancamento dos inquéritos”, decidiu o ministro.

Em nota, a defesa de Castro informou que “recebe com alívio a decisão da Suprema Corte”. “Além de reconhecer as diversas ilegalidades e abusos nas espúrias investigações promovidas, determinou o trancamento dos Inquéritos que tramitam perante o Superior Tribunal de Justiça”, consta no comunicado.

A equipe do governador também disse que a decisão de Mendonça “respeitou os direitos e garantias fundamentais, dando fim aos nulos procedimentos”.

Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Michelle posta foto com Bolsonaro após indiciamento do marido: “Meu amor”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) postou uma foto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na…

Projeto “Flor do Cerrado” capacita mulheres a fazer panetones e gerar renda no Natal

Mulheres são capacitadas com o curso de produção de panetones Centenas de mulheres de Rondonópolis…

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…