11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Sucessão na Câmara: Brito e Elmar terão jantares com deputados petistas

Sucessão na Câmara: Brito e Elmar terão jantares com deputados petistas

Candidatos à Presidência da Câmara, os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) devem se reunir com integrantes da bancada petista.

Na semana passada, deputados do PT também participaram de jantar com Hugo Motta (Republicanos-PB), outro postulante ao cargo.

A CNN apurou que Elmar, líder do União Brasil na Casa, aguarda a confirmação de um jantar com parte da bancada petista. A data provável é nesta semana. Brito também deve ser recebido em outro jantar.

Os encontros com outros candidatos ao comando da Casa são uma forma de o PT manter “equilibrada” a relação com os deputados que concorrem à vaga de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara. A bancada petista não definiu prazo para anunciar seu apoio na disputa.

Sem anúncio em 2024

As eleições internas para o novo comando da Câmara serão realizadas em fevereiro de 2025. O líder do PT na Casa, Odair Cunha (MG), já afirmou que a bancada tende a apoiar a candidatura de “convergência” do bloco que tiver maior apoio e garanta governabilidade.

A expectativa é de que o PT não anuncie oficialmente o apoio até o final do ano para não prejudicar o andamento de propostas prioritárias para o governo no Congresso.

Acenos de Lira

Lira ainda não anunciou seu apoio a um candidato, mas tem feito acenos à candidatura de Hugo Motta. Nesta segunda-feira (21), os dois participaram de evento do setor de agronegócio voltado para a produção de açúcar e etanol.

Na conferência, Lira não oficializou que apoiará o líder do Republicanos, mas sinalizou que deve se posicionar sobre seu sucessor após o segundo turno das eleições.

Reviravolta

Desde o início do ano, Elmar Nascimento, líder do maior bloco político da Câmara, era considerado o favorito de Lira pela proximidade com o atual presidente.

No entanto, no início de setembro, após a desistência da candidatura de Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, a disputa teve uma reviravolta e Hugo Motta ganhou protagonismo.

Nesta segunda-feira, Motta afirmou ter “confiança” que o PT “caminhará junto” da sua candidatura. No jantar com a bancada, como a CNN mostrou, ele enfatizou a necessidade de garantir governabilidade à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ministério da Justiça registrou 3 mil crimes eleitorais no 1º turno

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…