José Medeiros (PL-MT), autor de requerimento por audiência pública, defende que representantes partidários monitorem publicamente o resultado das urnas.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 30, um requerimento, por votação simbólica, para realizar uma audiência pública sobre a “recontagem física dos votos em eleições para cargos federais, estaduais, distritais ou municipais”. A proposta é do deputado José Medeiros (PL-MT). Manifestantes compareceram em apoio, exibindo faixas favoráveis à pauta.
“Como não dava pra ser diferente… O PT TENTOU BARRAR A VERDADE, mas avançamos com a audiência pública e, em breve, com a aprovação do PL 1169/2015 para instituirmos a CONTAGEM PÚBLICA DE VOTOS!”, comemorou Medeiros sem seu perfil no Instagram.
Conforme o deputado mato-grossense, a audiência visa “preparar o caminho” para um projeto que obriga representantes partidários a fiscalizarem o resultado das urnas. Medeiros enfatiza que a proposta não prevê, necessariamente, o uso do voto impresso. “Nosso objetivo não é descredibilizar a urna eletrônica, mas ampliar o debate para modernizar a segurança do processo eleitoral”, disse o parlamentar.
Medeiros, defensor da contagem pública de votos no Legislativo, argumenta que a demanda popular pelo tema vai além de filiações partidárias. “Precisamos que todos confiem no processo eleitoral brasileiro”, afirmou.
A base governista, liderada pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), tentou barrar o requerimento, mas Medeiros garantiu que já contava com apoio suficiente para a aprovação.