Empréstimo de U$ 200 milhões ao governo de Mato Grosso do Sul será usado na restauração de pelo menos 14 rodovias estaduais, totalizando 800 quilômetros de estrada. A verba será fruto de negociação com o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), e em reais passa de 1 bilhão.
A transação ainda depende do crivo dos deputados estaduais, que aprovaram o projeto de Lei prevendo a implementação do programa Rodar MS em primeira discussão na quinta-feira (31). A segunda votação na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) deve ocorrer na próxima semana.
Conforme o texto, outros 20% do total citado acima será complementado pelo próprio Executivo para colocar o programa em prática.
Ao Primeira Página, a Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul) informou que “os valores de investimentos por rodovias só serão divulgados após a elaboração dos projetos de engenharia”.
Mas antecipou que no mapa de planejamento estão trechos de 14 rodovias estaduais:
- MS-141
- MS-145
- MS-134
- MS-240
- MS-274
- MS-276
- MS-290
- MS-377
- MS-395
- MS-473
- MS-475
- MS-476
- MS-480
- MS-488
Desta forma, o planejamento contempla 13 municípios: Jateí, Naviraí, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Nova Andradina, Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Água Clara, Três Lagoas, Inocência e Paranaíba.
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MS é autorizado a contratar empréstimo junto ao BNDES
Relator da medida na Alems, o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) explicou que a ideia é implantar um modelo proativo para recuperar e manter a malha viária com condições adequadas de trafegabilidade.
O diferencial é o CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção), metodologia inedita em Mato Grosso do Sul, já aplicado em outros estados. “Com essa metodologia o Estado terá mais eficiência na manutenção da malha rodoviária atendida pelo programa”, disse.
Conforme o Executivo, a operação de crédito está de acordo com as diretrizes do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual).
Diferença
A pasta ressalta que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é um financiamento que visa, basicamente, a implantação e pavimentação de novas rodovias, enquanto o pacote do BIRD é exclusivamente para restauração com manutenção de rodovias já pavimentadas.