11/25/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Após Câmara homenagear membro de facção, vereador quer certidão de antecedentes de homenageados

Após Câmara homenagear membro de facção, vereador quer certidão de antecedentes de homenageados

Dilemário Alencar apresentou projeto para obrigar certidão negativa para homenageados com Moção de Aplausos

O vereador Dilemário Alencar (UB) informou nesta sexta-feira (8) que apresentou Projeto de Resolução para instituir no Regimento Interno da Câmara Municipal a obrigação de apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais por parte de pessoas que são homenageadas por vereadores com a honraria de Moção de Aplausos do legislativo cuiabano.

“Vou levar essa discussão para o plenário da Câmara, porque a honraria de Moção tem que ser concedida para pessoas que de fato realizam importantes e reconhecidos serviços prestados para segmentos da sociedade cuiabana. Da forma que atualmente está sendo concedida, está se banalizando, pois o Regimento Interno apenas requer que o vereador apresente um requerimento para que conceda a moção, sem exigir que seja apresentado requisitos de que o homenageado é pessoa que não tem problemas com a justiça. Aí, em votação praticamente simbólica, geralmente todos os vereadores aprovaram confiando na indicação do seu colega parlamentar”, explicou o vereador Dilemário.

“Para não ocorrer mais homenagens através de Moções de Aplausos a pessoas que devem a justiça por cometimento de crimes em qualquer área, estou propondo que conste no Regimento da Câmara a obrigação da apresentação de certidão de antecedentes criminais do homenageado, até para acabar com o uso político de excesso de honraria que são concedidas  e proteger a imagem do parlamento e dos vereadores e vereadoras”, disse  Dilemário.

Nesta semana, o prefeito eleito Abilio Brunini (PL) alegou que o comando vermelho está tentando influenciar na eleição da mesa diretora e que a Câmara de Cuiabá concedeu uma Moção de Aplausos para um condenado pela justiça.

“De forma nenhuma deve-se conceder homenagem para pessoas que não tem vida proba e que deve a justiça. Portanto, vejo como necessária que meus pares aprovem essa minha iniciativa”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em conversas, coronel falou em guerra civil agora ou depois; ouça áudio

Em áudio identificado pela Polícia Federal (PF), o coronel Roberto Raimundo Criscuoli falou em uma…

Lei reforça o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio em MT

Há dois anos, Mato Grosso oficializou o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher…

o que vem pela frente?

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a CCR MSVia ainda não deram previsão…