O bolsonarista Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) estão no 2º turno nas eleições de Cuiabá, com 39,61% e 28,31%, respectivamente. O resultado desmoraliza diversos Institutos de Pesquisa, em especial o MT Dados, que chegou a cravar na véspera das votações que Eduardo Botelho (União) poderia vencer já no 1° turno. O candidato, todavia, sequer conseguiu ir para o segundo e ficou em terceiro, com 27,77%.
O MT Dados, contudo, embora tenha sido o mais gritante ao cravar 48% a Botelho, não foi o único desmoralizado pelas urnas. Até mesmo a gigante Quaest, encomendada pela TV Centro América, errou feio ao publicar dia 5 de outubro que Botelho venceria o primeiro turno por curta vantagem de 36 a 35% de Abílio, deixando Lúdio com mais de 10 pontos atrás, com 24.
Outra que também entra para a lista é a amostragem Futura Inteligência, divulgada pela Exame, que cravou Botelho e Abílio no segundo turno. A Percent Brasil é mais uma empresa de estatística que merece severas críticas por erros grotescos não só na capital como no interior. A dois dias da votação ela apontou Botelho com 37% da preferência, Abílio com 23% e Lúdio com 20%.
O único Instituto que merece uma menção honrosa é a pesquisa AtlasIntel, que na véspera deu 40,5% das intenções de votos válidos para Abílio e por pouco não previu o exato resultado do pleito. A Atlas também foi a única a adiantar que quem iria para o segundo turno era o candidato do PT, Lúdio Cabral, que na amostragem registrou 32%, pouco acima do que efetivamente teve.
PERFIS DOS FINALISTAS
Abilio Jacques Brunini Moumer é arquiteto, ex-vereador e em menos de dois anos como deputado federal se tornou um dos mais polêmicos do país pelo enfrentamento ácido que realiza a pautas e outros congressistas de esquerda. Em 2020, ele disputou a prefeitura da cidade pelo Podemos, vencendo o primeiro turno, mas foi derrotado no segundo turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que se reelegeu.
Para as eleições de 2024, Abilio conta com o apoio de uma coligação formada pelo seu partido, o PL, que conta com Partido Novo, PRTB e Democracia Cristã (DC). A vice na chapa é a coronel da Polícia Militar, Vânia Rosa. A tendência agora é que o liberal agregue forças com o União Brasil, do governador, Mauro Mendes.
Lúdio Frank Mendes Cabral é um político já bastante conhecido em Mato Grosso, tendo disputado importantes pleitos no passado recente. Atualmente é deputado estadual e filiado ao PT. Ele já buscou a Prefeitura de Cuiabá em 2012, foi ao segundo turno, mas perdeu para Mauro Mendes.
Em 2014, concorreu também ao Governo do Estado, ficando em segundo lugar. O candidato conta com o apoio da chapa Coragem e Força para Mudar, com a composição da Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV) / PSD / Federação Psol Rede. Lúdio respeitou a liderança bolsonarista majoritária e fugiu de pautas extremistas de esquerda e de símbolos do seu próprio partido.