11/23/2024

Search
Close this search box.

Abílio e Lúdio desmoralizam pesquisas e vão ao 2° turno

O bolsonarista Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) estão no 2º turno nas eleições de Cuiabá, com 39,61% e 28,31%, respectivamente. O resultado desmoraliza diversos Institutos de Pesquisa, em especial o MT Dados, que chegou a cravar na véspera das votações que Eduardo Botelho (União) poderia vencer já no 1° turno. O candidato, todavia, sequer conseguiu ir para o segundo e ficou em terceiro, com 27,77%.

O MT Dados, contudo, embora tenha sido o mais gritante ao cravar 48% a Botelho, não foi o único desmoralizado pelas urnas. Até mesmo a gigante Quaest, encomendada pela TV Centro América, errou feio ao publicar dia 5 de outubro que Botelho venceria o primeiro turno por curta vantagem de 36 a 35% de Abílio, deixando Lúdio com mais de 10 pontos atrás, com 24.

Outra que também entra para a lista é a amostragem Futura Inteligência, divulgada pela Exame, que cravou Botelho e Abílio no segundo turno. A Percent Brasil é mais uma empresa de estatística que merece severas críticas por erros grotescos não só na capital como no interior. A dois dias da votação ela apontou Botelho com 37% da preferência, Abílio com 23% e Lúdio com 20%.

O único Instituto que merece uma menção honrosa é a pesquisa AtlasIntel, que na véspera deu 40,5% das intenções de votos válidos para Abílio e por pouco não previu o exato resultado do pleito. A Atlas também foi a única a adiantar que quem iria para o segundo turno era o candidato do PT, Lúdio Cabral, que na amostragem registrou 32%, pouco acima do que efetivamente teve.

PERFIS DOS FINALISTAS

Abilio Jacques Brunini Moumer é arquiteto, ex-vereador e em menos de dois anos como deputado federal se tornou um dos mais polêmicos do país pelo enfrentamento ácido que realiza a pautas e outros congressistas de esquerda. Em 2020, ele disputou a prefeitura da cidade pelo Podemos, vencendo o primeiro turno, mas foi derrotado no segundo turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que se reelegeu.

Para as eleições de 2024, Abilio conta com o apoio de uma coligação formada pelo seu partido, o PL, que conta com Partido Novo, PRTB e Democracia Cristã (DC). A vice na chapa é a coronel da Polícia Militar, Vânia Rosa. A tendência agora é que o liberal agregue forças com o União Brasil, do governador, Mauro Mendes.

Lúdio Frank Mendes Cabral é um político já bastante conhecido em Mato Grosso, tendo disputado importantes pleitos no passado recente. Atualmente é deputado estadual e filiado ao PT. Ele já buscou a Prefeitura de Cuiabá em 2012, foi ao segundo turno, mas perdeu para Mauro Mendes.

Em 2014, concorreu também ao Governo do Estado, ficando em segundo lugar. O candidato conta com o apoio da chapa Coragem e Força para Mudar, com a composição da Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV) / PSD / Federação Psol Rede. Lúdio respeitou a liderança bolsonarista majoritária e fugiu de pautas extremistas de esquerda e de símbolos do seu próprio partido.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…