Aconselhado pelos médicos a evitar viagens de avião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não ir mais para São Paulo neste fim de semana.
Com a desistência, o petista não fará a caminhada que era aguardada pela campanha de Guilherme Boulos (PSol).
A expectativa é de que ele grave um vídeo ou faça uma live com o candidato nesta reta final da disputa eleitoral.
Lula também desistiu de votar, no segundo turno, em São Bernardo do Campo (SP) — cidade do ABC Paulista onde haverá segundo turno. O PT não foi para a disputa.
A queda em casa no último sábado (19), que resultou em um traumatismo craniano e um corte na parte de trás da cabeça, além de ter impedido Lula de ir à Rússia participar dos Brics e da reta final das campanhas eleitorais, também atrapalhou os planos pessoais do presidente.
O aniversário dele é no domingo (27). O presidente comemoraria ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e dos filhos, na casa deles, em São Paulo.
Com o impedimento de voar, Lula comemorará os 79 anos, de forma reservada, no Palácio do Alvorada, onde também vai acompanhar o resultado das eleições.
Segundo pessoas próximas, ele está “muito bem disposto” e gostaria de já ter voltado a trabalhar no Palácio do Planalto e de ir a São Paulo neste fim de semana.
No entanto, devido à gravidade do ferimento, os médicos orientaram que ele continue despachando do Palácio da Alvorada e não viaje de avião, já que em viagens aéreas são mais propícios os sangramentos e a formação de coágulos.
Ministério da Justiça registrou 3 mil crimes eleitorais no 1º turno