O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, afirmou, durante participação no CNN Entrevistas, que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será relicitado em 2025.
A concessão do aeroporto enfrenta uma série de reveses desde a privatização em 2012.
Neste período, a concessionária responsável pela administração solicitou a devolução amigável do terminal ao governo, entrou e saiu de processo de recuperação judicial em menos de dois anos, e desistiu do pedido de relicitação do contrato.
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a negociação para a repactuação do contrato de concessão, mas não houve acordo entre a concessionária e o governo federal.
“Esse aeroporto terá que ser relicitado e a gente vai iniciar, a partir agora dessas próximas semanas, ao lado do TCU, o processo de relicitação do aeroporto de Viracopos, já que não houve consenso na Câmara de Conciliação do TCU”, disse o ministro. “A nossa expectativa é para meados de 2025 ter uma solução definitiva para Viracopos”, complementou Costa Filho.
O Aeroporto de Congonhas (SP) também está entre as prioridades do ministério comandado por Costa Filho. Obras de ampliação do aeroporto, com investimento de R$ 2 bilhões, vão começar na primeira quinzena de dezembro e devem durar cerca de dois anos.
A ordem de serviço autorizando a antecipação do investimento será assinada no início de dezembro em um evento que deve contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
“É uma obra que vai mudar completamente toda a infraestrutura, mobilidade urbana de acesso, a infraestrutura de ampliação de área de terminais. Vamos ampliar a infraestrutura toda do aeroporto para dar mais conforto ao brasileiro que utiliza o aeroporto de Congonhas, que é muito importante para o Brasil”, disse o ministro.
Costa Filho afirmou ainda que o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), porta de entrada para 70% dos turistas estrangeiros no país, vai passar por um grande plano de investimentos.
O projeto envolve melhorias dos terminais, de acesso ao aeroporto, das salas VIPs e dos banheiros.
“O aeroporto de Guarulhos é uma prioridade nossa para que a gente possa melhorar urgentemente a situação para dar mais conforto ao turista que vem nos visitar e ao brasileiro que viaja e usa o aeroporto”, afirmou.
O ministro defende ainda a ampliação do aeroporto do Galeão e a reestruturação do aeroporto de Santos Dumont. “Todo nosso esforço, do presidente Lula, é preservar o Galeão, mas a gente também tem que discutir a situação do aeroporto de Santos Dumont, que precisa também crescer.”
“A posição da gente é poder ampliar cada vez mais o Galeão e eu vou trabalhar para que, se aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a gente possa ter também, nos próximos cinco anos, o crescimento do aeroporto Santos Dumont. A gente espera que até dezembro se busque um entendimento com o TCU”, disse.