11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • André Mendonça determina encerramento de duas investigações contra Cláudio Castro

André Mendonça determina encerramento de duas investigações contra Cláudio Castro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (10) o trancamento de duas investigações contra Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro. A decisão atende a um pedido da defesa de Castro.

Os dois inquéritos encerrados tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e investigam um suposto esquema de corrupção envolvendo desvios em contratos de assistência social, no Rio de Janeiro.

Em 2020, a Procuradoria-Geral da República (PGR) começou a analisar o caso. No ano passado, o STJ acolheu pedido da PGR e autorizou que a Polícia Federal abrisse um inquérito contra o chefe do executivo estadual.

No entanto, em julho deste ano, os advogados do governador recorreram ao STF, alegando que o delegado responsável pela investigação na PF violou uma norma da Polícia Federal, já que Castro não foi interrogado pela corporação e não teve o direito de apresentar sua versão nos autos.

Na decisão desta quinta-feira, André Mendonça afirmou que houve violação às regras de competência nas investigações. “Diante das nulidades verificadas e da umbilical correlação entre as duas investigações em curso, as quais tramitam conjuntamente e sob a condução direta da mesma autoridade policial […] determina-se o trancamento dos inquéritos”, decidiu o ministro.

Em nota, a defesa de Castro informou que “recebe com alívio a decisão da Suprema Corte”. “Além de reconhecer as diversas ilegalidades e abusos nas espúrias investigações promovidas, determinou o trancamento dos Inquéritos que tramitam perante o Superior Tribunal de Justiça”, consta no comunicado.

A equipe do governador também disse que a decisão de Mendonça “respeitou os direitos e garantias fundamentais, dando fim aos nulos procedimentos”.

Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…