Conteúdo/ODOC – O pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), compartilhou nas redes sociais, nesta quinta-feira (6), um vídeo ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, oficializando o apoio do ex-mandatário à sua campanha. Bolsonaro aproveitou a ocasião para já mirar as eleições presidenciais de 2026.
“Peço a você esse voto de confiança para que tenha uma boa administração e para que possamos, junto com ele [Abílio], traçar nosso caminho também para 2026. Eu entendo que em 2027 os conservadores e a direita devem voltar ao poder”, disse Bolsonaro no vídeo.
Abílio Brunini, que segue uma estratégia de associar sua campanha a uma figura nacional de destaque, busca fortalecer sua candidatura na disputa à prefeitura. A manobra é semelhante à adotada por seus adversários, que também recorrem a líderes políticos conhecidos. No caso de Abílio, a associação é com Bolsonaro, reforçando sua oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A polarização entre direita e esquerda, que vem sendo sugerida como possível foco desta campanha, ainda não se manifestou claramente. No entanto, com a disputa entre Abílio e Lúdio Cabral (PT), que também conta com o apoio de Lula, há expectativa de que essa divisão ganhe mais força nas semanas finais da campanha, caso o cenário de empate técnico entre os dois candidatos persista nas pesquisas de intenção de voto.
Eduardo Botelho (União Brasil), outro pré-candidato forte na disputa, tem reforçado sua campanha com o apoio do governador Mauro Mendes. Mendes, inclusive, apareceu logo no primeiro programa eleitoral gratuito de Botelho, destacando que, caso seja eleito, a gestão da capital mato-grossense será conduzida em parceria com o governo estadual.