11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Câmara aprova regime de urgência para criação do comitê gestor do IBS

Câmara aprova regime de urgência para criação do comitê gestor do IBS

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última segunda-feira (12) o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/24, que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS). O órgão será encarregado de administrar o IBS, tributo estadual a ser criado pela reforma tributária para substituir o ICMS (estadual) e o ISS (municipal).

O texto principal deverá ser votado nesta terça-feira. A proposta é o segundo texto de regulamentação da reforma tributária. O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24), que regulamenta o IBS e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), foi aprovado pela Câmara em julho e aguarda agora a análise do Senado.

O Comitê Gestor do IBS reunirá representantes de todos os entes federados para coordenar a arrecadação, a fiscalização, a cobrança e a distribuição desse imposto aos entes federados, elaborar a metodologia e o cálculo da alíquota; entre outras atribuições.

Segundo o texto, o CG-IBS será uma entidade pública sob regime especial, com  independência orçamentária, técnica e financeira, sem vinculação a nenhum outro órgão público.

APROVAR NESTE ANO – O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que uma das prioridades do governo federal é encerrar o ano de 2024 com a regulamentação da reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional. “Até o final do ano, nós queremos concluir a votação dessa regulamentação”, disse.

Padilha lembra que a regulamentação, dentre outras questões, prevê a simplificação de impostos e, consequentemente, a geração de mais empregos. “Estamos transformando cinco impostos em um só, facilitando a vida do empresário”.

“Essa é a prioridade absoluta. Tem que votar ainda no Senado. Provavelmente, volta pra Câmara também, porque um dos projetos ainda está na Câmara. Vamos acompanhar isso. Nossa prioridade é terminar o ano com essa regulamentação aprovada. E confio muito que o Congresso Nacional, os presidentes das duas Casas, tanto o presidente Arthur Lira quanto o presidente Rodrigo Pacheco, os líderes, querem concluir a votação neste ano.”

VEJA AQUI MAIS NOTÍCIA DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Chefe da Casa Civil rebate CEO da Carrefour e defende soberania nacional

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União), rebateu as declarações de…

Da derrota nas urnas ao 3º indiciamento de Bolsonaro: veja a linha do tempo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito que investiga…

Rondonópolis realiza a maior roda de capoeira do estado durante comemoração do Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Rondonópolis realizou neste feriado do “Dia da Consciência Negra”, na sede do…