Conteúdo/ODOC – Um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi realizado na Câmara Federal e cinco deputados de Mato Grosso assinaram o documento.
O pedido de impeachment segue como base a publicação de uma matéria no jornal Folha de S. Paulo, onde é apontado que Moraes teria escolhido alvos das investigações conduzidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo STF, priorizando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante as eleições de 2022.
Dos parlamentares de MT, a maioria que assinou o documento é do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro. São eles: Abilio Brunini (PL), José Medeiros (PL), Coronel Assis (União), Nelson Barbudo (PL) e Juliana Kolankiewicz (MDB).
Os responsáveis pela iniciativa pretendem coletar assinaturas até o dia 7 de setembro, alegando violação de direitos constitucionais, abuso de poder e desrespeito ao código de processo penal. Até o momento, o pedido já conta com mais de 100 assinaturas.
Ainda de acordo com a matéria da Folha, o órgão de combate à desinformação do TSE, que na época era presidido por Moraes, foi utilizado como um braço investigativo de seu gabinete no STF. A reportagem destaca que a Justiça Eleitoral e o STF são órgãos distintos e autônomos.