Com receio de aumentar a rejeição com os eleitores de Rondonópolis, o candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, de apenas um mandato na vida pública, tenta coibir a liberdade de expressão e aplicar a censura contra as jornalistas Samantha dos Anjos e Martha Andrade. Essa postura infringe o que é determinado pela Constituição Federal de 1988, que assegura a livre manifestação de pensamento e a liberdade para qualquer pessoa compartilhar informações ou opiniões sobre fatos com fundamentos.
O peelista requereu a intimação contra as profissionais da comunicação, na manhã desta quarta-feira (18), ao compartilharem o vídeo do militante Djalma Mancini, que relata e confirma sobre a foto registrada com ele, Juca Lemos, Cláudio Ferreira e Coronel Souza ser verdadeira. A confirmação dele vem de encontro com algo já afirmado pelo candidato a vereador petista, Juca Lemos, ao conceder entrevistas em emissoras de rádio, em que esclareceu que esses encontros eram frequentes entre eles, em uma churrascaria da cidade, para tratar sobre política.
A postura de Cláudio Ferreira na tentativa de coibir a liberdade de expressão é inconstitucional, por tentar violar esses direitos fundamentais. A intimidação judicial realizada contra as jornalistas – demonstra uma tentativa de silenciar um fato ocorrido, o que contraria o princípio democrático. Sem contar que o compartilhamento de informações verídicas ou opiniões fundamentadas, está amparado pelo direito à liberdade de expressão e à livre informação e que as profissionais já estão contestando judicialmente.
O Brasil já passou por uma ditadura que, entre outros aspectos, limitava a liberdade de imprensa e de expressão. Desde o fim desse regime, esses direitos foram restaurados e reforçados. Qualquer jornalista, assim como, qualquer cidadão, tem o direito de expor a realidade, desde que respeite os limites legais, e as jornalistas intimadas consideram, a postura do candidato Cláudio Ferreira, uma tentativa de violação da liberdade de expressão.