Conteúdo/ODOC – Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal Abílio Brunini (PL) foi eleito o novo prefeito de Cuiabá neste domingo (27). Brunini venceu uma disputa acirrada contra o candidato do PT, Lúdio Cabral, e garantiu a vitória com 53% de votos computados, consolidando-se como o novo chefe do Executivo municipal pelos próximos quatro anos.
Durante a campanha, o agora prefeito eleito firmou compromisso com uma administração voltada à renovação política e melhoria dos serviços públicos em Cuiabá. Brunini apostou em uma campanha marcada pela proximidade com os eleitores, realizando visitas diárias a diversos bairros da capital mato-grossense.
Abílio Brunini terá pela frente o desafio de administrar Cuiabá, cidade que receberá das mãos de seu principal adversário político, o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A gestão de Pinheiro foi alvo de diversas investigações policiais, com grande foco na área da saúde, que inclusive passou por intervenção estadual a partir de uma decisão judicial. Além disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) estima que a administração de Emanuel deixará um déficit bilionário nos cofres da prefeitura.
Esta foi a segunda tentativa de Abílio Brunini para se eleger prefeito de Cuiabá. Ele começou sua trajetória política em 2016, quando conquistou uma cadeira na Câmara Municipal. Como vereador, destacou-se por fazer oposição contundente a Emanuel Pinheiro, o que lhe abriu caminho para disputar a prefeitura em 2020. Naquela ocasião, ele foi o mais votado no primeiro turno, mas acabou derrotado no segundo turno em uma reviravolta surpreendente.