Vice e candidata a prefeita afirmam que Kalil queria disputar a eleição sem adversário
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidiu, em sessão realizada nesta terça-feira (17), pelo deferimento do registro de candidatura de Sebastião dos Reis Gonçalves, conhecido como Tião da Zaeli, ao cargo de vice-prefeito de Várzea Grande na chapa da candidata a prefeita Flávia Moretti, ambos do PL.
A decisão do juiz relator, Persio Oliveira Landim, reformou uma sentença anterior da 20ª Zona Eleitoral que havia indeferido a candidatura de Tião da Zaeli com base em alegações de inelegibilidade. A defesa do candidato argumentou que a condenação anterior, relacionada a doações eleitorais acima do limite legal, não comprometeu a lisura do pleito, considerando que o valor em questão representava apenas 1,49% do total arrecadado pela campanha beneficiada.
Em sua análise, o relator destacou a importância de se considerar a proporcionalidade e a razoabilidade nas situações de inelegibilidade. Segundo o TRE, não se pode aplicar a inelegibilidade de forma automática, mas sim avaliar cada caso de forma individual, levando em conta o impacto real das doações irregulares nas eleições.
A coligação “Várzea Grande Melhor”, que tem como candidato à reeleição o prefeito Kalil Baracat (MDB), que havia pedido impugnado o registro de Tião da Zaeli, também teve seu recurso não conhecido, sob a justificativa de ilegitimidade recursal, conforme a Súmula 11 do TSE.
O empresário e candidato a vice-prefeito comemorou a decisão da Justiça Eleitoral e criticou a tentativa de impugnação de sua candidatura, conduzida pelo grupo político do atual prefeito Kalil Baracat (MDB). Em um vídeo publicado em suas redes sociais, apresentou sua certidão da Justiça Eleitoral, em que confirma que ele está “quite” com a Justiça e classifica as investidas dos adversários como “jogo sujo”. “Tinha convicção do deferimento, pois não existia nenhuma irregularidade que pudesse barrar minha candidatura. Sempre confiei na Justiça. O que aconteceu é que o gerente de Várzea Grande, que está sentado na cadeira de prefeito, e seu grupo político não queriam ter adversário. Querem ganhar no tapetão. E isso não vai acontecer. Vamos deixar o eleitor ter liberdade de escolha, opções de escolha. Por isso que eu falo: Várzea Grande precisa se libertar, precisa mudar e colocar um fim no desgoverno liderado pelo Kalil e o senador Jayme Campos (UB).
A candidata Flávia Moretti reforçou a parceria com Zaeli e disse ainda que Kalil e seu grupo político estão com medo de uma disputa limpa. “Que jogo sujo, que jogo baixo. Estão com medo, tentaram derrubar a candidatura do meu vice, mas a Justiça prevaleceu. O gerente Kalil e o seu grupo estão desesperados e entram com ações judiciais e recursos para confundir o eleitor, porque têm medo de disputar as eleições limpas, voto a voto. Eles querem se manter no poder a qualquer custo. Querem deixar nossa cidade mais uma vez refém dessa velha política. Dos mesmos que há sessenta anos deixam faltar água na casa de milhares de pessoas. Várzea Grande merece mais. Merece mudança. E essa escolha é do povo”, finalizou a candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).