Pelo menos 61 moradores de bairros da região dos residenciais Padre Lothar e Vila Rica foram agraciados na noite desta terça-feira (17) com títulos de propriedade entregues de graça pela prefeitura, nesse que já está sendo considerado o maior Programa Municipal de Regularização Fundiária do Centro-Oeste e do Brasil, com cerca de 37 mil escrituras entregues.
Na verdade, grande parte dos moradores dos bairros, Vila Rica, Padre Lothar, Vila Adriana e Antônio Geraldini já havia sido beneficiada com a entrega das escrituras. Todavia, como sempre, alguns proprietários encontraram dificuldade para reunir a documentação necessária e acabaram ficando para esta segunda etapa.
Conforme a secretária de Habitação Maristela Moraes, 14 moradores da Vila Rica receberam as escrituras na noite desta terça, bem como 40 moradores do residencial Padre Lothar, 04 da Vila Adriana e três do Antônio Geraldini foram contemplados com os títulos de propriedade, totalizando os 61 beneficiados.
No entanto, ainda segundo a secretária, pelo menos mais seis bairros já estão com a documentação toda legalizada em cartório e dentro dos próximos dias também receberão suas escrituras. São eles: Vila Porôxo, Cidade Alta, Jardim Rondônia, Parque São Jorge, Parque Universitário e Jardim Liberdade.
O prefeito José Carlos do Pátio falou sobre esse programa de regularização fundiária da cidade que vem sendo destacado e reconhecido como o maior do Centro-Oeste brasileiro e um dos maiores do país, por entregar escrituras de graça às populações mais carentes da cidade, que muitas vezes aguardam há mais de 40 anos pela oportunidade de regularizar as suas propriedades, e que por conta dos altos custos financeiros das escrituras (entre R$ 10 e R$ 12 mil), vão protelando esse sonho de ter a sua propriedade regularizada.
A presidente da associação de moradores do bairro Vila Rica, Márcia Alves, também foi uma das beneficiadas pela regularização. “Para nós moradores da região, está sendo um dia muito especial por que esperamos muito tempo por esta oportunidade de recebimento dos títulos que representa cidadania e dignidade para o povo, e foi uma demanda que eu mesma levei até o prefeito José Carlos do Pátio, que nos atendeu, beneficiando não apenas os moradores da Vila Rica, mas também de outros bairros. Então hoje o prefeito veio nos presentear com esses títulos que significa muito para cada um de nós, pois com a escritura em mãos você pode fazer um financiamento para melhorar, aumentar, enfim reformar a sua casa. Pode fazer um empréstimo para empreender e tocar a vida com mais dignidade, sendo verdadeiramente dono da sua casa”, externou.
No entanto, como não bastasse o programa beneficiar os moradores da zona urbana da cidade, a prefeitura em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, através da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo também, está beneficiando moradores da zona rural, regularizando as pequenas propriedades integrantes da agricultura familiar.
Pátio afirmou ainda que não pretende parar e até o fim da sua gestão deve chegar a 40 mil escrituras entregues à população.
Ailton Lima – Gcom