12/04/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Deputado de MT quer proibir divulgação de pesquisas eleitorais no Brasil

Deputado de MT quer proibir divulgação de pesquisas eleitorais no Brasil

O deputado federal mato-grossense José Medeiros (PL) apresentou um projeto de lei que propõe a proibição da divulgação pública de pesquisas eleitorais durante o período eleitoral, em todo o país.

Deputado federal José Medeiros quer proibir pesquisas eleitorais (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O parlamentar defende que o objetivo é combater a manipulação da opinião pública e garantir que o eleitor não seja influenciado por dados imprecisos ou tendenciosos, especialmente nas semanas que antecedem as eleições.

De acordo com o deputado, a medida é necessária para preservar a integridade do processo eleitoral, evitando que pesquisas com dados distorcidos influenciem a decisão de eleitores indecisos.

“É inegável que pesquisas eleitorais, muitas vezes, não refletem a verdadeira vontade popular e acabam manipulando o voto dos eleitores. O que queremos é garantir que a escolha do eleitor seja livre de pressões externas”, declarou José Medeiros.

O projeto visa alterar o Artigo 33 da Lei das Eleições, restringindo a realização de pesquisas eleitorais apenas para consumo interno de partidos, coligações, federações, candidatos ou empresas. Apesar de não proibir a realização das pesquisas, a proposta veta sua divulgação pública e estabelece multas que variam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil para quem desrespeitar a regra.

O objetivo, segundo o deputado, é dificultar a circulação de informações não confiáveis e reduzir o impacto de dados incorretos sobre o eleitorado.

José Medeiros destacou que, nas eleições deste ano, diversas pesquisas apresentaram resultados divergentes, o que gerou questionamentos sobre sua precisão.

  1. Deputado federal José Medeiros tem conta suspensa no Twitter

  2. Cinco deputados de MT assinam pedido do impeachment de Lula

  3. Pesquisa aponta empate entre Abilio e Lúdio às vésperas da eleição em Cuiabá

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

MPMG denuncia Alexandre Kalil e ex-secretária por corrupção passiva

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e a ex-secretária de Comunicação Adriana Branco foram…

Rondonópolis recebe campeonato estadual de xadrez nos dias 6, 7 e 8

Além dos municípios matogrossenses, a fabricante Solar Coca-Cola leva os caminhões iluminados também a cidade…