A partir desta quarta-feira (7) o eleitor tem um canal direto para fazer denúncias de casos de desinformação durante a campanha eleitoral. Para combater notícias falsas ou confusas nesse período, a Justiça Eleitoral montou uma equipe para atender a população e disponibilizou um número telefônico para isso: o 1491.
A ligação é gratuita. A intenção do canal é que as pessoas informem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado.
As denúncias serão recebidas pelo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE que vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou para o MPE (Ministério Público Eleitoral) para as providências cabíveis.
Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas.
Segundo a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o encaminhado será feito para que a resposta as desconfianças sejam dadas em tempo e velocidade recorde.
O telefone para as denúncias foi anunciado nessa terça-feira (6) durante o lançamento da campanha informativa do TSE com a Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito.