11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Dias Toffoli critica judicialização no Brasil e fala em pacto entre poderes

Dias Toffoli critica judicialização no Brasil e fala em pacto entre poderes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou durante discurso realizado no Fórum Esfera, que ocorre em Roma nesta sexta-feira (11), que o Brasil sofre de uma judicialização extrema.

“É uma crise de confiança em que, se tudo vai parar no judiciário, é porque a sociedade está falhando em resolver os seus problemas… seja nas agências, seja no Congresso ou seja na política”, afirmou o magistrado.

O ministro ressaltou que, em grande parte, se a maioria dos assuntos vai parar na Justiça é porque “há uma judicialização da política pela própria política”.

De acordo com Toffoli, o Brasil é um dos países que mais julga colegiadamente e, na análise dele, isso também se dá pelo fato de ser um país “complexo, com diversidade regional e com diversidade social”.

“É uma federação cujo pacto tem que ser refundado sempre. A Suprema Corte está sempre refundando os pactos da sociedade”, completou.

Ainda segundo o ministro, 20% das ações diretas de inconstitucionalidade são levadas ao Supremo por partidos políticos. Ele atribui esse número ao fato de os brasileiros, na visão dele, terem a ideia de que “um contrato, para valer, tem que ter um trânsito em julgado… se não tiver trânsito em julgado, não vale”.

De acordo com o magistrado, uma das soluções, para o que nomeou de “crise de confiança”, é “um pacto entre os poderes” e, além disso, citou também a importância da boa relação entre sociedade e Estado nesse processo.

“A sociedade e o Estado não podem ser inimigos. […] O Estado precisa sociedade e a sociedade precisa do Estado para desenvolver, criar emprego, criar riqueza. Num mundo cada vez mais complexo, precisamos entender que a sociedade tem pressa”, completou o ministro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…