11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Em novo aceno aos evangélicos, Lula sanciona Dia Nacional da música gospel

Em novo aceno aos evangélicos, Lula sanciona Dia Nacional da música gospel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona, nesta terça-feira (15), o projeto de lei que institui a criação do Dia Nacional da Música Gospel, a ser comemorado em 9 de junho.

A sanção presidencial é vista como um aceno de Lula aos evangélicos.

A data comemorativa — iniciativa do deputado federal Raimundo dos Santos (PSD-PA), que é cantor e sanfoneiro gospel — foi aprovada pelo Congresso em agosto deste ano, e teve apoio de parlamentares da oposição, como da deputada federal Damares Alves (PL-DF) e do senador Marcos Rogério (PL-RO).

Aproximação

O presidente busca uma aproximação com o grupo religioso, que demonstra uma inclinação por candidatos da direita e puxou avaliações negativas do governo. Mudar este cenário é um dos objetivos do Palácio do Planalto, desde o começo do mandato.

Na avaliação de integrantes do governo, os acenos de Lula e a tentativa de agradar ao público evangélico tem surtido efeito, mesmo que de forma lenta e gradual. Prova disto é o resultado de pesquisas que mostraram uma queda na avaliação negativa do presidente pelo segmento.

Em maio deste ano, 42% dos evangélicos tinham avaliação negativa do governo. Em junho, esse número caiu para 39%.

Apoio

O esforço para se aproximar do eleitorado religioso conta com a ajuda dos prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Waguinho Carneiro (Belford Roxo) e da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

Como parte da estratégia, no mês passado, Lula já havia sancionado um “pacote cristão”, que incluiu a lei que criou o Dia Nacional da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de junho, e que reconhece as expressões artísticas cristãs como manifestação cultural nacional.

Outras sanções

O presidente também deve sancionar, nesta terça (15), projeto de lei que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, no Município de Santarém, no Pará.

Na agenda presidencial também é prevista a assinatura da inclusão do ex-governador Eduardo Campos (PSB) no Livro dos Heróis. Campos é pai do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), e morreu em um acidente aéreo em 2014.

Lula prepara ainda um evento de balanço do programa federal Acredita, que oferece empréstimos para abertura de negócio a famílias inscritas no Cadastro Único.

Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…