11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Governo já tem pronto um plano de atuação para Autoridade Climática, diz Marina Silva

Governo já tem pronto um plano de atuação para Autoridade Climática, diz Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse, nesta quarta-feira (11), que o governo já elaborou a primeira versão de um plano de atuação para a Autoridade Climática, que deve ser criada a partir de uma medida provisória.

A ministra não deu detalhes do documento. No entanto, afirmou que terá diretrizes que envolvem a participação de outras pastas, como o Ministério das Cidades.

“Queremos uma instituição que seja suficientemente robusta do ponto de vista de qualidade e um comitê técnico-científico que vai dar suporte, juntando o que há de melhor na ciência brasileira”, explicou.

A declaração foi dada durante a 5ª Reunião da Iniciativa em Bioeconomia do G20, no Rio de Janeiro.

Atuação da Autoridade

A nova estrutura foi um compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda durante a campanha eleitoral. A Autoridade Climática vai trabalhar na articulação e na formulação de políticas voltadas ao enfrentamento de problemas ligados ao clima.

Junto com essa medida, o governo também deve elaborar o chamado estatuto da emergência climática, voltado para os municípios mais vulneráveis.

“Essa condição poderá ser reconhecida. A partir disso, tem que apresentar um plano, apresentar um programa de curto, médio e longo prazo”, completou a ministra.

Incêndios

Questionada sobre ações de curto prazo contra queimadas, Marina acrescentou que o governo federal já tomou decisões, destacando a criação de duas bases de operações no Pantanal e de quatro na Amazônia.

Essas bases, de acordo com a ministra, funcionam em parceria com os governos dos estados, que tem como objetivo aplicar multas e inibir o processo de atear fogo nas regiões.

“O governo está fazendo. Desde janeiro do ano passado, nós fomos capazes de mobilizar todos os recursos porque estávamos nos preparando desde a transição”.

Nesta quarta-feira, o governo criou dois grupos para combate às queimadas:

  • o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo
  • e o Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Federal (Ciman).

As ações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Em entrevista à Rádio Norte FM, o presidente Lula explicou que o governo quer pensar a questão climática de uma forma diferente. “Queremos que a sociedade brasileira — da sociedade a uma favela, de um escritório com ar-condicionado a uma fábrica –, que todos estejam comprometidos em cuidar do planeta terra, em cuidar do chão que ele mora”, afirmou.

O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

“Copa 22“, minuta de golpe e codinomes: veja o que embasou indiciamentos da PF

A Polícia Federal indiciou, na última quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

Artistas de Rondonópolis já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II.…