Ampliação dos serviços de Saúde Mental a população é uma das bandeiras do candidato a vereador
Uma das bandeiras de luta do candidato a vereador Ibrahim Zaher (MDB), é a Saúde Mental e a ampliação deste serviço público para toda população rondonopolitana. Desta forma, foi para ele motivo de alegria e satisfação tomar conhecimento, que Thiago Silva e Luizão incluíram seu plano de governo, o Serviço Integral de Saúde Mental (SIM), com o objetivo de fornecer atendimento especializado a população de baixa renda.
Segundo Ibrahim, em reuniões com Thiago Silva sugeriu projetos para disponibilizar um atendimento de Saúde Mental amplo e de qualidade para a população mais carente da cidade. “Tanto eu, como o Thiago temos pessoas próximas de nós que sofrem com doenças metais, e depois da pandemia esses casos nas famílias só aumentaram. Por isso, a urgência de se ampliar a rede de atendimento de Saúde Mental na cidade, porque são consultas e tratamentos em geral muito caros para a maioria da população, e com a futura implantação do Serviço Integral de Saúde Mental, essa realidade poderá ser mudada”, disse.
Durante a pré-campanha e na campanha, Ibrahim segue ouvindo demandas desta área junto à comunidade e os relatos de famílias que buscam o atendimento na rede básica de saúde. “Estamos conversando e estruturando projetos para apresentarmos para a população. E uma de nossas lutas em caso eleito será esta, pois temos muitas pessoas que necessitam passar por um psiquiatra ou por um psicólogo, e não tem conseguido ter acesso, isso porque, o poder público não ter ofertado com qualidade. Então temos que desenvolver políticas sociais para levar este serviço de saúde para quem necessita”, pontuou.
De acordo com o projeto do SIM inserido no plano de governo de Thiago e Luizão, o serviço abrangerá todas as faixas etárias passando pelas especialidades de Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional. Ainda dentro do programa, as pessoas em tratamento teriam outras atividades de socialização em grupo e oficinas terapêuticas, tendo o apoio de uma equipe interdisciplinar que inclui profissionais da educação física.
Ainda relacionado a Saúde Mental, Thiago Silva é o autor da Lei 11.377/2021, que cria em Mato Grosso a Rede de atenção às pessoas com esquizofrenia e demais doenças mentais, com o objetivo de dar atenção de forma integral a quem precisa, em todos os níveis de atenção à saúde, realizando ações para defesa e garantia de direitos, proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação psicossocial, inclusão e geração de renda.