11/23/2024

Search
Close this search box.

Justiça concede licença política para vereadora cassada disputar eleição

Cassada por rachadinha, Edna poderá se afastar de suas funções de servidora pública estadual para se dedicar à campanha

Conteúdo/ODOC – A Justiça de Mato Grosso concedeu, nesta quinta-feira (23), uma liminar que permite à professora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Edna Sampaio, afastar-se de suas funções para participar das eleições municipais de Cuiabá. A decisão foi proferida pelo juiz Francisco Ney Gaiva, da Quarta Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, após Edna impetrar um Mandado de Segurança contra a negativa de licença pela Gerência de Quadro e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Edna, que é servidora pública estadual, havia solicitado licença para se dedicar à sua campanha como candidata a vereadora, mas teve o pedido negado para o cargo de professora na Unemat, mesmo após a concessão de licença para outro vínculo que possui como Gestora Governamental na Seplag. A servidora argumentou que essa decisão administrativa violava seu direito ao afastamento para concorrer ao pleito eleitoral, conforme assegurado pela legislação vigente.

Na decisão, o juiz ressaltou que a Lei Complementar n.º 64/1990 garante aos servidores públicos o direito ao afastamento remunerado de suas funções três meses antes das eleições para disputar cargos eletivos.

O magistrado destacou que Edna protocolou o pedido de licença de forma tempestiva e que o indeferimento comprometeria seu direito de participar da eleição em condições de igualdade com outros candidatos. “Concedo a liminar para determinar que as autoridades coatoras concedam à impetrante, Edna Luzia Almeida Sampaio, a licença para atividade política no vínculo de Professora da Unemat, com percepção integral dos vencimentos, pelo período de 06/07/2024 a 21/10/2024, conforme solicitado, para que possa concorrer ao cargo de vereadora no município de Cuiabá”, decidiu o juiz.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Senador garante 500 unidades do Minha Casa, Minha Vida; inscrições abertas

Mato Grosso deverá ser beneficiado com, pelo menos, mais 3 mil unidades habitacionais do programa…

Michelle posta foto com Bolsonaro após indiciamento do marido: “Meu amor”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) postou uma foto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na…

Projeto “Flor do Cerrado” capacita mulheres a fazer panetones e gerar renda no Natal

Mulheres são capacitadas com o curso de produção de panetones Centenas de mulheres de Rondonópolis…