Cerca de 400 pessoas lotaram a residência que sediou a reunião no bairro Ikaray, promovida pelo vereador Rogerinho da Dakar (PSDB), na noite de segunda-feira (19). Os convidados também ocuparam a Rua São Rafael para ouvir as propostas do prefeito e candidato à reeleição Kalil Baracat (MDB) e de Rogerinho, que pleiteia o terceiro mandato na Câmara Municipal de Várzea Grande.
O tema mais abordado foi o abastecimento de água na cidade. Em três anos e meio de gestão, o prefeito Kalil Baracat atacou o problema e deixou um marco. Antes dele, a cidade possuía duas Estações de Tratamento de Água (ETA) e hoje são duas inauguradas, uma no Cristo Rei e no Chapéu do Sol, e outra que deve ser entregue ainda neste ano na região do 24 de dezembro, a ETA Imigrantes. Para o próximo mandato, Kalil pretende recuperar os encanamentos antigos e aumentar a rede de água tratada.
“Eu sou o prefeito que construiu três estações de tratamento na Várzea Grande em três anos e meio. A última estação, no 24 de Dezembro, começou os testes esta semana. Vamos colocar para funcionar ainda neste mês de agosto. Nós temos compromisso com essa demanda, que era o número zero do nosso mandato. Ainda não resolvemos o problema ainda, mas estamos fazendo os investimentos necessários e temos recursos previstos em um planejamento de curto, médio e longo prazo que vai chegar à ponta. Vamos ampliar a rede de água encanada, recuperar os encanamentos que são antigos e fazer a hidrometração”, disse Kalil.
O vereador Rogerinho comentou que a demanda mais cobrada pela população é pelo abastecimento regular de água na cidade e reconheceu que Kalil Baracat tem se esforçado em resolver o problema, inclusive com obras importantes como as três novas ETAs.
“Ele tem feito os investimentos e a Câmara está apoiando o prefeito Kalil em todas as ações relacionadas à água. Quando chegam projetos e financiamentos ou qualquer tipo de obras, a gente já de imediato aprova de forma emergencial. Em uma gestão só, não dá tempo para resolver tudo. Hoje nós temos capacidade de captar, tratar, armazenar e distribuir, mas infelizmente ainda temos vários vazamentos na cidade e infelizmente vai ter que ser cortado vários bairros, aí colocar encanamentos novos, porque nós temos 70% da água tratada perdida hoje em vazamento”, comentou.
Moradora do bairro Nova Fronteira, Rosângela Maria reconhece o esforço do prefeito em resolver um problema estrutural da cidade. Além disso, ele resolveu outra demanda importante dos moradores do bairro: a chegada do asfalto. O Nova Fronteira foi um dos bairros incluídos no pacote de 250 km de pavimentação e 150 km de recuperação de asfalto realizado pela atual gestão.
“Ele está sendo um excelente prefeito e melhorou muito a educação, a saúde e tem levado asfalto aos bairros, como no meu. Vemos que está sendo feito por nós moradores, e queremos que melhore mais a questão do abastecimento de água.”
Apaixonada por política e emocionada com as centenas de pessoas que lotaram o local da reunião, Claudete Aparecida Emiliano, 69 anos, chorou ao relembrar dos antigos comícios de que participou no passado para eleger os representantes da sociedade nos poderes executivo e legislativo.
“Foi gratificante ter vindo nessa reunião, é lindo, eu amo participar de política. Eu nem preciso mais votar, mas faço questão de votar. E vim hoje porque votei na avó do Kalil, no pai dele e agora vou votar nele de novo. Eu gosto muito da família Baracat e ele é um rapaz trabalhador e tem feito um grande trabalho em nossa cidade”.