11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Kennedy defende ampliação do número de equipes da saúde da família na capital

Kennedy defende ampliação do número de equipes da saúde da família na capital

O candidato do MDB cumpriu uma extensa agenda de reuniões durante o fim de semana [Foto – Felipe Barros]

O candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), afirmou em reuniões realizadas com a população cuiabana que pretende ampliar para pelo menos 250 o número de equipes de saúde da família. Durante o fim de semana, Kennedy cumpriu uma extensa agenda de encontros organizada pelos candidatos a vereador Profº Caiubi Kuhn, Kalil Stock,  Luis Claudio e Nicássio do Juca.

Segundo o candidato da coligação Por Amor a Cuiabá, formada por MDB e PDT, cada equipe tem capacidade de alcançar 3 mil pessoas, fortalecendo o atendimento domiciliar e a atuação preventiva. O plano de governo de Kennedy prevê ainda a implementação de programas e projetos de prevenção, promoção, proteção e educação da saúde nas unidades de saúde e comunidades da Capital.

“Vamos ampliar o atendimento na atenção primária e cuidar das famílias lá na ponta. Investindo na área preventiva, conseguimos reduzir o número de internações por doenças mais graves nos hospitais e salvar mais vidas. Queremos que as pessoas, principalmente os idosos, recebam um atendimento de qualidade em casa, sem precisar enfrentar filas nos hospitais. Isso é um compromisso da minha gestão”, destacou.

Kennedy lembrou que a gestão do MDB em Cuiabá promoveu uma série de avanços na saúde, incluindo na atenção primária. “Nosso projeto é o de continuar ampliando tudo aquilo que deu certo. Não vamos chegar na prefeitura e começar tudo do zero, pois sabemos que muitas coisas boas foram feitas nos últimos anos. É claro que a população precisa de mais e é para isso que vamos trabalhar”, completou.

Nos últimos oito anos, 43 unidades de saúde foram reformadas, 18 reformadas e ampliadas e nove construídas, junto com a entrega de novas ambulâncias. Além disso, as equipes de saúde da família, que eram apenas 72 em 2017, devem chegar a 190 até o fim do ano. As equipes de saúde bucal também foram ampliadas nesse período, saindo de 12 para 79, realizando uma média de 13,6 mil atendimentos por mês.

A atual gestão do Município também implantou o programa de Assistência Médica e Odontológica Rural (AMOR), que leva para comunidades rurais e terapêuticas os mesmos serviços das unidades de saúde da família. Outra iniciativa foi a implantação do Programa Melhor em Casa, responsável por promover atendimento humanizado na residência de pacientes com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção.

De acordo com Kennedy, sua intenção como gestor de Cuiabá é fazer com que esses programas cheguem a um quantitativo ainda maior de pessoas nos próximos quatro anos. “Como sempre digo, o que está bom, vamos melhorar. Esses programas têm uma importância enorme para essas pessoas atendidas. Mas acredito que existem muitas outras comunidades que precisam ser alcançadas e isso vamos fazer acontecer”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…