Todo avanço deve ser contínuo para acompanhar a evolução da sociedade. Foi pensando nisso que o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), se reuniu nesta quinta-feira (29) com representantes do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso – subseção Cuiabá (Sinodonto-MT), para ouvir as demandas dos trabalhadores que cuidam da saúde bucal nos postos de saúde da Capital.
Durante a reunião, o presidente do Sinodonto, Leandro Arruda, apresentou ao candidato a proposta de criação de uma Secretaria-adjunta de Saúde Bucal para ajudar a continuar com os avanços do setor. Em oito anos de gestão do MDB em Cuiabá, o número de equipes de saúde bucal saltaram de 12 para 79.
“Hoje, com a ampliação do atendimento, a odontologia está nos três níveis de complexidade: na atenção básica, dentro da Estratégia de Saúde e Família e mais três clínicas odontológicas; na atenção secundária de média complexidade com 700 especialidades odontológicas; e na atenção terciária de alta complexidade com a equipe da odontologia hospitalar dentro do Hospital Municipal de Cuiabá. Toda essa estrutura é gerida por uma Coordenação de Saúde Bucal que está restrita à atenção básica. Com a criação de uma Secretaria-adjunta de Saúde Bucal, podemos ter um coordenador de atenção básica, outro da atenção secundária e um coordenador da atenção terciária de alta complexidade”, explica Leandro.
Para os odontólogos do município, essa secretaria-adjunta ajudaria a organizar melhor os trabalhos das equipes que tiveram um crescimento de mais de 500%. Para se ter uma ideia da magnitude, atualmente o município de Cuiabá conta com 79 equipes de Saúde Bucal que estão divididas em três clínicas odontológicas, sete centros de especialidades, quatro unidades de pronto atendimento, duas equipes itinerantes atendendo nos Consultórios nas Ruas e quatro equipes de Odontologia Hospitalar que atendem no Hospital Municipal de Cuiabá. Em oito anos, as equipes atenderam mais de 76.833 pacientes.
Para Kennedy, que tem em seu plano de governo o projeto de dar continuidade às políticas especiais de atendimentos à saúde odontológica com a ampliação dos Programas de Saúde Bucal, a proposta apresentada pelo Sinodonto vai ao encontro da sua proposta de valorizar o servidor público e modernizar a gestão.
“É importante darmos uma atenção especial para o setor de odontologia. Imagina só, sair de 10 equipes para 68 equipes, ou seja, mais de 300 profissionais. Vamos fazer de tudo para melhorar o trabalho dos odontólogos e vamos dar atenção a esse setor”, disse Kennedy.