11/23/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Brasil
  • Lira cancela semana presencial em meio a esforço concentrado na Câmara

Lira cancela semana presencial em meio a esforço concentrado na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou o chamado esforço concentrado presencial previsto para esta semana. A decisão foi publicada em ato no Diário Oficial da Câmara nesta segunda-feira (26).

Com a decisão, as votações no plenário poderão ser feitas no modelo remoto, em que os deputados podem votar por aplicativo.

A expectativa era de que as atividades nesta semana ocorressem de forma presencial na Casa entre os dias 27 e 29 de agosto. O objetivo era analisar projetos importantes, como os destaques da regulamentação da reforma tributária e o programa Acredita, prioritário para o governo federal.

No entanto, no ato publicado nesta segunda, Lira dispensou a exigência de registro biométrico pelos parlamentares. As sessões da Casa ocorrerão de forma semipresencial. Com a participação remota, é possível manter o quórum mais elevado para votações.

Além das deliberações em plenário, a decisão pode impactar a atividade das comissões temáticas. A Comissão Mista de Orçamento (CMO), formada por deputados e senadores, teria reunião na terça-feira (27) para votar duas medidas provisórias de abertura de crédito extraordinário. Após o ato de Lira, o encontro do colegiado foi cancelado.

O calendário de votações na Câmara nos próximos meses está apertado. Deputados têm retornado às suas bases para impulsionar candidaturas nas eleições municipais. Além disso, a Casa iniciou a mobilização pela escolha do próximo presidente da Câmara.

Acordo sobre emendas

A decisão de Lira veio na esteira de negociações sobre as emendas parlamentares. Esta semana é a última para a realização dos ajustes nas regras dos recursos, conforme o prazo de dez dias acordado no dia 20 de agosto em reunião com representantes de Três Poderes.

Líderes partidários da base de apoio ao governo se reúnem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda para debater as mudanças nas emendas.

Como a CNN mostrou, parte dos congressistas está insatisfeita com as definições sobre as emendas, em especial as de bancada.

É crime eleitoral tirar foto da urna? O que é proibido na hora do voto

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…