O candidato à prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), expôs suas propostas para alavancar o desenvolvimento econômico e social da capital mato-grossense durante um debate que aconteceu na semana passada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Durante a exposição, Lúdio apresentou suas ideias para revitalizar o centro comercial e afirmou que sua experiência como médico o torna mais capacitado para resolver os problemas da saúde pública na capital.
O MT Econômico preparou uma série especial “Propostas para Cuiabá 2024” sobre os planos dos candidatos caso assumam o cargo nos próximos quatro anos. O intuito dessa série é trazer de forma imparcial e com clareza aos cidadãos sobre o que cada candidato planeja para o desenvolvimento econômico e social de Cuiabá.
Além de Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União), Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL) também participaram da sabatina.
A organizadora do debate (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa com empresários locais para identificar pontos de interesse que foram apresentados durante o debate e respondidos pelos candidatos individualmente, com o objetivo de discutir temas relevantes para a gestão do setor nos próximos quatro anos.
O deputado estadual Lúdio Cabral iniciou sua fala relembrando sua carreira política, que começou na prefeitura como vereador de Cuiabá, entre os anos de 2005 e 2012, e mencionou que disputas políticas prejudicaram a cidade.
“Eu sou do partido do presidente da República e entendo que a cooperação entre os três entes é fundamental para superar os problemas estruturais que a nossa cidade tem, e são muitos. Quero compor uma equipe técnica qualificada, independentemente de partido político ou ideológico, que às vezes nos atrapalha e nos divide. O que precisamos é de união, diálogo e parceria para enfrentar esses problemas”, ressaltou o candidato.
Como médico especializado em medicina preventiva e social, Lúdio falou sobre como os problemas na saúde de Cuiabá afetam outras áreas da administração municipal. Segundo ele, a crise financeira está relacionada ao aumento das despesas correntes destinadas à saúde. De R$ 320 milhões em dívidas a pagar em 2023, R$ 280 milhões são despesas relacionadas à saúde.
Questionado sobre como manter o equilíbrio fiscal no município, Lúdio destacou que o foco é a saúde, propondo uma auditoria técnica e contábil em todos os contratos e investimentos na saúde primária e secundária, visando à prevenção de doenças e ao atendimento especializado, o que diminuiria a lotação nas unidades de pronto atendimento e internações.
Sobre a concorrência desleal entre o comércio legal e o ilegal, Lúdio considera que a repressão é ineficaz e que há necessidade de construir um conjunto de iniciativas, incluindo a identificação de locais na cidade para a formalização dos ambulantes, ocupando imóveis desocupados. Ele também firmou o compromisso de não elevar impostos e de manter diálogo com o setor produtivo.
Lúdio falou sobre alguns dos desafios inadiáveis na prefeitura, como a digitalização de processos administrativos para reduzir a burocracia, a revitalização do centro comercial, e a solução da problemática das pessoas em situação de rua, por meio de tratamentos de saúde com residência terapêutica, internação clínica e assistência social. Ele também ressaltou que os órgãos públicos municipais devem permanecer no centro da cidade.
Ainda sobre a situação das pessoas em situação de rua em Cuiabá, Lúdio propôs a criação de uma Guarda Municipal Civil Armada, formada por concurso e com capacitação adequada.
Para garantir transparência e combater a corrupção na administração pública, o candidato afirmou que trabalha desde o início de sua carreira política para manter uma relação de diálogo e respeito. “O papel da câmara de vereadores é fiscalizar a ação do prefeito, e eu quero uma câmara que me fiscalize. Não quero ter apoio de vereador em troca de cargo comissionado”, disse Lúdio.
Além disso, ele pretende melhorar o portal de transparência da prefeitura e a Ouvidoria Municipal, bem como aprimorar a elaboração da peça orçamentária.
A CDL apresentou ao candidato 32 propostas levantadas pelos associados, que foram aceitas e incorporadas ao plano de governo de Lúdio Cabral. Para o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, a sabatina com os candidatos foi avaliada positivamente, e ele prevê que o próximo mandato será de grandes realizações, com a colaboração da instituição, que visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para se empreender e morar.
O cronograma da série de matérias especiais “Propostas para Cuiabá 2024”, a serem publicadas essa semana pelo MT Econômico, será na mesma sequência de apresentação dos candidatos durante a sabatina da CDL Cuiabá. Confira abaixo:
02/09 às 14h: Domingos Kennedy (matéria publicada. Veja mais aqui)
03/09 às 14h: Eduardo Botelho (matéria publicada. Veja mais aqui)
04/09 às 14h: Lúdio Cabral (matéria publicada. Veja mais aqui)
05/09 às 14h: Abílio Brunini
Veja abaixo as 32 propostas dos empresários do comércio apresentadas aos candidatos pela CDL Cuiabá
Veja abaixo também o Plano de Governo do Candidato Lúdio Cabral (PT)