11/21/2024

Search
Close this search box.

Lula associou Donald Trump ao nazismo e equipe do presidente eleito está ciente

Após a confirmação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou que o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva à vice-presidente Kamala Harris foi discreto, destacando que Lula não fez críticas abertas a Trump.

Declarações de Lula repercutem nos EUA

Segundo o portal Metrópoles, assessores de Trump já tinham conhecimento de declarações feitas por Lula antes das eleições. Em entrevista a uma emissora francesa em 31 de outubro, o presidente brasileiro comentou que o retorno de Trump à Casa Branca representaria “o ressurgimento do fascismo e do nazismo sob uma nova forma”. Na mesma entrevista, Lula expressou seu apoio a Kamala Harris, o que foi relatado à equipe de Trump durante um encontro na Flórida.

Apesar disso, Celso Amorim afirmou que o governo brasileiro pretende manter um “relacionamento normal” com Trump. Ele citou como exemplo a relação diplomática entre Lula e o ex-presidente George W. Bush, que se manteve estável mesmo após a oposição de Lula à guerra do Iraque.

Governo brasileiro tenta reduzir tensão

Oficiais do Planalto afirmam que as declarações de Lula não foram um ataque direto a Trump, mas uma crítica ao que ele vê como o crescimento do ódio nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Segundo o governo, a fala de Lula foi uma análise do cenário global e não teve a intenção de ofender o presidente eleito. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) reforçou que a vitória de Trump não deve prejudicar as relações políticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos, ressaltando a longa história de cooperação entre os dois países.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (21) o inquérito que apura a existência de…

Saiba quem é Fernando Cerimedo, ex-estrategista de Milei indiciado em inquérito da PF

A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta quinta-feira (21), o inquérito que apurava a tentativa de…

“Nota A+ no Tesouro Nacional confirma gestão fiscal com responsabilidade e transparência”, afirma secretário de Fazenda

Dez novos operadores aerotáticos vão compor, a partir desta semana, a equipe do Centro Integrado…