A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comícios pelo país nas eleições municipais deste ano está sendo sentida por seus correligionários. O petista, por sua vez, alega “cansaço e preocupação com a segurança”.
De acordo com informações do site Poder360, a cúpula petista esperava maior engajamento de Lula para conquistar ao menos uma prefeitura de capital. Nas eleições de 2020, o partido não conseguiu o Executivo de nenhuma capital.
Lula alega que que precisaria ir além do expediente para participar das campanhas, pois conforme a legislação, agentes públicos não podem participar de atos eleitorais durante o horário de expediente. Ele também teria expressado preocupação com a logística que envolve seus deslocamentos, no que tange sobretudo a equipe de segurança, comandada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
O desejo do PT é de que Lula visite Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Natal (RN) e Goiânia (GO), mas tudo indica que antes do primeiro turno o petista retorne apenas a São Paulo, onde ele apoia o candidato Guilherme Boulos (PSOL).
A eleição de Boulos para a Prefeitura de São Paulo é muito cara a Lula. Tanto que o PT doou R$ 30 milhões de seu fundo eleitoral para a campanha do psolista. Essa foi a maior doação que a campanha recebeu e, graças a ela, Boulos é o candidato que mais arrecadou em doações em São Paulo, totalizando R$ 44,6 milhões. Lula já participou de dois comícios do candidato.