O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá no domingo (6) os brasileiros resgatados no primeiro voo de repatriação vindo do Líbano. A chegada do grupo na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, está prevista para às 10h.
São 229 repatriados e três animais domésticos. Depois de adiar por um dia a viagem, o avião KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Beirute, capital libanesa, neste sábado (5).
“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, afirmou o presidente Lula em publicação no seu perfil no Instagram.
Segundo o governo, o horário da chegada do voo pode sofrer alterações conforme as condições do voo.
Antes de vir ao Brasil, a aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará uma parada para abastecimento em Lisboa, capital de Portugal.
A missão de repatriação recebeu o nome de operação Raízes do Cedro. Um segundo voo está previsto para sair do Brasil na próxima segunda-feira (7). O governo tem atualizado os planejamento conforme monitora a situação do conflito no Líbano. O plano avaliado é realizar um novo voo a cada 48h.
Conforme a CNN apurou, cerca de três mil pessoas manifestaram interesse na missão de repatriação. O governo brasileiro tem tido dificuldade de contato com as pessoas interessadas. Neste sábado, o número de passageiros no voo aumentou, a previsão inicial era de transportar 215 pessoas.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel