Conteúdo/ODOC – Pouco resultado efetivo. Assim avalia o governador Mauro Mendes (União Brasil) sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP). A edição 29 ocorrerá entre 11 e 24 de novembro em Baku, no Azerbaijão, e não deve ter a presença do chefe do poder Executivo de Mato Grosso.
A COP é o principal fórum global para discutir questões climáticas e ambientais. O argumento do governador foi feito nesta quarta-feira (11), durante sua participação na 1ª Conferência de Agronegócio do Bradesco BBI, em São Paulo.
Mendes mencionou que, desde que assumiu o governo em 2019, tem participado de todos os encontros, mas viu poucos resultados concretos em termos de preservação ambiental e combate às mudanças climáticas.
“No início tinham muitas pessoas que duvidavam se esse negócio é para valer ou se é mais uma daquelas teorias conspiratórias que insurgem e não se efetivam. Hoje toda a corrente científica e todos nós não temos mais dúvida de que existe um processo de aquecimento”, disse.
“Nós, brasileiros, temos a nossa consciência ambiental. Queremos preservar, mas o Mundo precisa fazer a sua parte. Cadê a redução das emissões da queima de combustíveis fósseis e principalmente do carvão? Nós últimos anos eles não cumpriram a meta e até aumentaram, em alguns países, a queima do carvão, que é um dos grandes ofensores nessas emissões”, completou.