11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Mato Grosso
  • Ministros se reúnem em Campo Grande para discutir mudanças climáticas

Ministros se reúnem em Campo Grande para discutir mudanças climáticas

Os debates do plano clima participativo, uma iniciativa do Governo Federal que vai guiar a política climática brasileira até 2035, chegaram a Mato Grosso do Sul e nesta quarta-feira (14) reúnem uma comitiva de ministros em Campo Grande para ouvir propostas e definir ações de preservação ambiental, principalmente no Pantanal.

Secretário nacional de participação social, Renato Simões, em entrevista na Morena FM (Foto: Geisy Garnes)

🎧 Ouça abaixo reportagem da Morena FM:

O plano clima brasileiro é elaborado com participação direta da população. Existem duas maneiras para isso: em plenárias, como a que acontecerá em Campo Grande e pela plataforma digital Brasil Participativo.

Na plataforma há espaço para votar nas dez melhores sugestões já feitas pela população, o formulário de inscrição para quem quer acompanhar de perto das discussões nas plenárias e também um área para quem deseja sugerir propostas, o que pode ser feito até o dia 26 de agosto. (Clique aqui para fazer a sua).

Já as plenárias foram realizadas, até agora, em dois biomas: o sistema costeiro-marinho e na caatinga. No Pantanal, o desafio é traçar ações efetivas para reduzir a destruição dos incêndios florestais. É o que explica o secretário nacional de participação social, Renato Simões, entrevistado desta quarta-feira no Papo das 7, quadro do Bom Dia MS, telejornal da TV Morena.

“Há uma atenção nacional e internacional sobre o Pantanal, que vem assolando nosso bioma tão querido do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. O Governo Federal está envolvendo a sociedade civil, para uma discussão para definir compromissos que o Brasil deve assumir internamente e na comunidade internacional para o enfrentamento das mudanças climáticas”

A intenção, explica o secretário, é ouvir propostas da sociedade sobre como a união deve agir diante das mudanças climáticas, como preservar o bioma e ao mesmo tempo, promover desenvolvimento.

“A mudança climática foi votada no Plano Plurianual como prioridade do Governo Federal para os próximos 4 anos”.

Os sete biomas do país devem receber a comissão para debates sobre o assunto. “A partir disso, vamos definir os compromissos que a gente assume e ao mesmo tempo compromissos de adaptação, para que a gente possa adaptar a indústria, pecuária, agricultura, a essas ações”.

Em Campo Grande, dez integrantes da sociedade civil serão ouvidos; depois dez especialistas sobre o Pantanal e por fim, os ministros poderão se relacionar com essas propostas.

Esse compilado de propostas deve se transformar no guia que vai respaldar o Brasil diante do COP-29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) que será realizado em novembro de 2024, em Baku, capital do Azerbaijão e no COP-30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025.

secretarionacional renato morenafm
Renato Simões em entrevista na Morena FM (Foto: Geisy Garnes)

Em Campo Grande

O debate do plano é promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Governo do Estado.

Na comitiva que chega a Campo Grande nesta quarta-feira, estão os ministros Marina Silva, do meio ambiente e mudanças climáticas; Cida Gonçalves, das mulheres e Márcio Macêdo, da secretaria-geral da presidência.

As discussões começam às 16 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes.

Confira a entrevista completa de Renato Simões na Morena FM no início da matéria.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Tráfego na MT-251 no Portão do Inferno é interrompido por causa das chuvas nesta sexta-feira (22)

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística informa que o trânsito no trecho do…

Em petição, Janones pede extinção do PL à PGR

O deputado federal André Janones (Avante-MG) enviou uma petição à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando…

Concurso de beleza elege Miss & Mister Beleza Negra edição 2024 em Rondonópolis

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…