O Brasil é um país patriarcal e mesmo as mulheres sendo 52% do eleitorado, a participação da mulher ainda é muito tímida na política, nesse pleito, as mulheres deram mais um passo importante rumo a diminuição dessa diferença.
Com a modernização das leis nos anos 2.000, que reconhecem a força feminina como tentativa de igualar os direitos entre homens e mulheres, que mesmo com as amarras culturais e sociais sendo quebradas a cada dia, nesse mundo acostumado a ver a mulher apenas como uma auxiliar dos homens, ainda sim, precisamos comemorar o empoderamento feminino para que possam haver muitos outros motivos para comemorarmos.
Mesmo com todas as dificuldades, nas eleições 2024 em Rondonópolis o resultado enfim chegou com força e pela primeira vez, a casa de leis tem três mulheres fortes para defender os direitos de todas elas.
A vereadora mais votada de Rondonópolis é Médica e dedicou a vida no atendimento aos doentes, destrancando-se especialmente no SAMU onde já fez salvamentos e até partos diante câmeras de TV, obteve 3.605 votos.
A segunda mais votada com 2.584 votos é jornalista e disputou a reeleição quase que triplicando sua votação. Kalynka Meirelles (PL) é uma vereadora combativa e não deixa a população sem respostas diante as deficiências administração do atual prefeito Zé do Pátio.
A terceira mulher eleita é também conhecida do grande público, Mariuva da Saúde (MDB) já foi vereadora por dois mandatos e nesta eleição foi eleita com 1.453 votos.
Essa é a primeira vez que Rondonópolis tem três mulheres na casa de leis, que elas sirvam de inspiração para que outras mulheres se envolvam cada dia mais na política e possam também ter o sucesso dessas três gigantes.