O senador Magno Malta (PL-ES) usou suas redes sociais, neste sábado (24), para analisar o cenário político atual.
Em vídeo publicado, o parlamentar falou sobre a censura imposta pela Justiça Eleitoral de São Paulo ao candidato a prefeito da cidade, Pablo Marçal (PRTB), criticou a postura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), diante das denúncias contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e condenou o cerceamento às liberdades empreendido pelo “sistema”.
– (…) Aí está o caso de Pablo Marçal. Suspender os perfis do cara. O porquê disso? (…) O sistema se acha, mas é covarde. Vocês são covardes! E vocês ainda têm as vênias dos Poderes, como o Senado. Por que vão suspender os perfis do cara? Porque o cara está dentro de um processo eleitoral e está enfrentando o sistema?
Malta comentou uma declaração de Rodrigo Pacheco em entrevista, nesta semana, onde o presidente do Senado disse que pedir impeachment de Moraes é coisa de lacrador.
– Eu li uma frase muito ruim, Pacheco, que isso [pedir o impeachment de Moraes] é coisa de lacrador. Lacrador? Quando você nem pensava em entrar na política – ou se pensava mas não estava -, eu era deputado federal, presidente de uma grande CPI. Cheguei no Senado em 2003, Pacheco. E eu já falava em ativismo judicial.
O senador conservador responsabilizou Pacheco pela manutenção de Moraes no STF e o chamou de “omisso”.
– Eu não estou atrás de like, nem sou lacrador não. Mas você é omisso! Você é omisso! E se o povo se levanta, nós vamos para a rua, dia 7, fora Moraes, pelo impeachment de Moraes, e o povo do Brasil está sofrendo por culpa sua, que se senta com eles. Mas você não fala em nome do Senado não, e não fala em meu nome, nem em nome do povo brasileiro.