As obras do Parque Tecnológico de Várzea Grande, um dos maiores empreendimentos do setor na região Centro-Oeste, estão em fase final de execução, com 80% da construção já concluída. Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, a expectativa é que a obra física seja finalizada até o início de dezembro, permitindo que o espaço comece a ser equipado logo em seguida.
“A empreiteira nos projetou para o início de dezembro entregar 100% da obra física, e nós vamos começar a equipar a partir disso”, afirmou o secretário. Ele também destacou que a pavimentação asfáltica ao redor do complexo, uma contrapartida da prefeitura, já teve a licitação concluída e deve começar em setembro.
Apesar do avanço, Kardec explicou que a data exata de entrega do Parque Tecnológico dependerá de decisões do governador e do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
“Podemos dar um presente de Natal, mas também podemos dar um presente de Carnaval. Estamos preparados para equipar o Parque Tecnológico e fazer acontecer”, disse.
A retomada das obras do Parque Tecnológico, que ficaram paralisadas por 10 anos, é um marco para Várzea Grande. Quando concluído, será o maior parque do tipo na região Centro-Oeste, posicionando a cidade como um polo de inovação e tecnologia.
DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO – Na semana passada, o secretário Allan Kardec participou de uma reunião com o presidente da agência pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, onde solicitou um aporte de R$ 10 milhões para equipar o Parque Tecnológico com os melhores computadores do Brasil. O espaço será destinado a data centers, computadores de alta tecnologia, infraestrutura de fibra óptica, além de abrigar cursos voltados para a formação de programadores e especialistas em inteligência artificial.
“Nós queremos preparar as indústrias de Várzea Grande e de Mato Grosso para essa virada tecnológica”, ressaltou Kardec.
ESCOLA TÉCNICA NO CRISTO REI – Várzea Grande também será contemplada com investimento do governo do Estado na construção de uma Escola Técnica Estadual, na região do Cristo Rei. A unidade terá foco em cursos técnicos nas áreas de informática e saúde, incluindo formações em enfermagem, laboratório e saúde bucal.
A nova escola é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que está remanejando a escola Dunga Rodrigues para se tornar uma instituição mista. Os alunos cursarão o ensino médio com a formação técnica durante o dia e, à noite, serão oferecidos cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio.
VEJA AQUI MAIS NOTÍCIA DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO